MOBILIDADE 2025
Rio Acre continua a subir e nível já alcança 17,84 m acima do leito

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O nível do Rio Acre voltou a subir acima da cota de transbordo e chegou à marca de 17,84 metros, na capital acriana, Rio Branco, informou nesta terça-feira (5) a Defesa Civil do estado. Até o momento, 19 dos 22 municípios estão em situação de emergência em razão da cheia nos rios. O governo do Acre estima que mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado.
O nível do rio já supera a segunda maior marca registrada, desde que a medição começou a ser feita, em 1971. A maior cota registrada foi de 18,40 metros em 4 de março de 2015.
Nessa segunda-feira (4), uma comitiva com os ministros de Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve no estado e visitou o município de Basiléia, um dos mais afetados pelas cheias.
Durante a visita, os ministros e o governador, Gladson Cameli, realizaram uma reunião com a participação de prefeitos dos municípios em situação de emergência e representantes da bancada federal do Acre para discutir as ações necessárias nos municípios atingidos pelas enchentes.
Na ocasião, Góes destacou a sinergia entre os governos federal, estadual e dos municípios com as equipes e disse que o governo já aprovou todos os planos de trabalho já apresentados pelos municípios, com o início da liberação das verbas já em curso.
“No @midregional, todos os 16 planos de ajuda humanitária dos municípios acrianos enviados ao ministério nesses últimos dias já foram aprovados. Com isso, cerca de R$ 24 milhões serão liberados para compra de água, comida, combustível, entre outros itens de primeira necessidade”, postou Góes em uma rede social. 
Os ministros também visitaram os abrigos que estão no Parque de Exposições, em Rio Branco, onde 2.969 pessoas estão sendo atendidas. Segundo o governo do estado, na capital, 2052 pessoas estão desabrigadas, 1.616 desalojadas e 50 bairros foram atingidos.
“O próximo passo é a limpeza e desobstrução das áreas atingidas. Para tanto, vamos disponibilizar nossas equipes técnicas para ajudar as prefeituras na elaboração dos planos de reconstrução”, postou Góes em seu perfil na plataforma X, antigo Twitter. 
Para esta terça-feira, o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) informou que a previsão é de céu nublado a encoberto, no oeste do Acre, com chuvas a qualquer hora do dia. Já na capital e demais regiões do estado, a previsão é de céu nublado, com sol entre muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite. O fluxo de umidade segue intenso sobre o sul da Amazônia e mantém elevadas as condições de chuva em toda a região.
Edição: Aécio Amado
Percentual de pessoas com sobrepeso (38,45%) ultrapassou as de peso normal (36,93%), enquanto obesos chegaram a 24,62%, mostra estudo lançado pelo Instituto Nacional de Cardiologia.
Anvisa diz que evidências científicas demonstram que há risco de transmissão da dengue por transfusão sanguínea. Serviços de hemoterapia devem orientar os doadores caso confirmem dengue.
Há expectativa de que as conversas cheguem a um cessar-fogo prolongado, de 40 dias, durante o Ramadã. Acordo envolve troca de reféns e entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
De acordo com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, “o presidente Lula recomeçou a inserção do Brasil no mercado global começando pelos vizinhos, aqui pela América do Sul”.
Diretor-geral da agência cita níveis graves de desnutrição e diz que situação no Hospital Al-Awda é “particularmente terrível”, com um dos edifícios destruído e lotado de pacientes.
Resultados saem nos próximos dias. Atenções estão particularmente voltadas para a Carolina do Norte, onde em 2020 Trump venceu Biden pela diferença de um ponto percentual.
Por 4 a 2, desembargadores acolheram alegações da coligação Unidos pelo DF, segundo as quais Grass utilizou horário gratuito na TV, no rádio e na internet para disseminar desinformações.
Governo do Acre estima que mais de 100 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no estado. Em Rio Branco, 2.052 pessoas estão desabrigadas.
Dados mais recentes do Centro de Operações Emergenciais mostram que 138.259 pessoas contraíram a doença em 2024. Secretaria estadual contabiliza 31 mortes desde o início do ano.
Primeira imagem, de dançarina imitando movimento de borboletas, é do ucraniano Sasha Korban. A segunda, de borboletas emergindo de vaso ucraniano rachado, é do brasileiro Eduardo Kobra.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.