Ricardo Capelli irá presidir agência de desenvolvimento industrial

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O jornalista Ricardo Capelli irá presidir a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nas redes sociais.
Alckmin foi quem convidou Capelli a assumir o cargo. No último dia 29, Capelli desligou-se da secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
“Gestor com vasta experiência na administração pública, Ricardo Capelli está conosco desde o início do governo. Fez um excelente trabalho no Ministério da Justiça e agora chega para trazer todo seu conhecimento, espírito público e sua capacidade para nos ajudar a desenvolver a nova política industrial”, disse Alckmin no vídeo.
Ao lado de Alckmin, Capelli afirmou que na ABDI pretende contribuir para a retomada do crescimento da economia nacional. “Um desafio imenso do país e que ajuda a estabilizar a democracia brasileira, o desenvolvimento, fazer o Brasil voltar a crescer, se desenvolver, a gerar empregos, empregos industriais. Recebi e aceitei esse convite com muita alegria. Estou muito honrado e ansioso para começar a trabalhar e recolocar o Brasil no caminho do desenvolvimento com justiça social.”
Capelli estava na secretaria-executiva do Ministério da Justiça desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua saída já era dada como certa após a indicação do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Dino será substituído pelo ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, cuja posse está agendada para ocorrer nesta quinta-feira (1º), com a troca de todo o primeiro escalão da pasta.
Capelli teve papel importante na reação do governo aos ataques do 8 de janeiro de 2023. Ele foi nomeado interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal depois que vândalos e golpistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na condição de interventor, Capelli exonerou e afastou oficiais da Polícia Militar (PM) e da própria Secretaria Distrital de Segurança Pública, além de acompanhar as investigações contra acusados de terem sido coniventes com os ataques aos Três Poderes.
A ABDI tem como função estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios em empresas, indústria e serviços. Nos últimos meses, a presidente interina era Cecilia Vergara, que permanecerá na agência.
Edição: Maria Claudia
Dos 92 municípios do estado do Rio, 14 estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Doença avança mais em cidades menores e nas mais próximas de Minas Gerais e São Paulo.
No ofício encaminhado pelo presidente do Senado ao ministro Alexandre de Moraes, ele afirma que quer acesso ao documento para tomar medidas legais no Congresso Nacional.
No último dia 29, Capelli desligou-se da secretaria-executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2023, traz a lista dos reconhecimentos do último ano e da série histórica, segundo critérios da organização.
Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo registrou queda de granizo nos bairros Ipiranga, na zona Sudeste; no Centro; em Capela do Socorro, na zona Sul; e em Carapicuíba, na zona Norte.
Para participar do Prouni, é preciso ter feito uma das duas últimas edições do Enem, ter obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas das 5 provas do exame e não ter tirado zero na redação.
Em agosto, a agência 123milhas deixou de emitir passagens e pacotes de viagem da linha Promo (com datas flexíveis), que tinham previsão de embarque entre setembro e dezembro de 2023.
Sergio Moro é alvo de ações ajuizadas pelo PT e pelo PL, que o acusam de abuso de poder econômico pela realização de gastos irregulares no período de pré-campanha em 2022.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Paulista (Pernambuco), Ribeirão Pires e Indaiatuba (São Paulo), e Niterói (Rio de Janeiro). Investigação começou em dezembro de 2023
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google