Relatório do Cenipa sobre acidente com voo 2283 sai em 30 dias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) finalizou, na manhã desta segunda-feira (12), a fase inicial da investigação do acidente com o voo 2283, da empresa aérea Voepass (antiga Passaredo).
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os motores do turboélice ATR 72-500, fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), bem como outras partes do avião que podem ser úteis à investigação administrativa do acidente, já foram removidas e transportadas para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo (SP).
“A investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”, explica a FAB, na nota. O Cenipa deve concluir um relatório preliminar apontando as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias.
Operado pela Voepass, o avião, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira (9), transportando 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500 caiu subitamente, rodando em “parafuso”, quando sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes.
Além da investigação administrativa a cargo do Cenipa, cujo objetivo é esclarecer as causas de acidentes aéreos em geral e, assim, rever padrões de segurança de voo e tentar impedir a ocorrência de eventos parecidos, a queda do avião é alvo de dois inquéritos policiais, um instaurado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil de São Paulo.
No início da tarde, a FAB também informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo KC-390, para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas do acidente. Vinte e quatro das 62 vítimas do voo 2283 eram de Cascavel. O avião militar já se encontra na Base Aérea de São Paulo, “aguardando as liberações oficiais por parte dos demais órgãos envolvidos na ocorrência”.
Edição: Juliana Andrade
Pedido foi feito após a decisão do TCU sobre os presentes recebidos por ex-presidentes. Na quarta-feira (7), tribunal entendeu que presentes não podem ser considerados bens públicos.
É a primeira vez que o porta-voz do grupo afirma que um guarda matou um refém. Em ocasiões anteriores, o grupo atribuiu mortes de reféns a bombardeios israelenses.
Cópias em papel, mesmo autenticadas em cartório, não serão aceitas em nenhuma circunstância. Igualmente, não serão aceitas fotografias do documento.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos finalizou, nesta segunda-feira (12), fase inicial da investigação do acidente.
Até junho havia no Brasil 614.575 mil aprendizes, o segundo melhor número da história do programa, sendo o primeiro colocado o mês de maio, com 615.401 mil jovens.
Luiz Marinho participou em São Paulo da abertura do Mutirão de Emprego, iniciativa que oferece 20 mil vagas em diversas áreas.
Quase 700 bombeiros apoiados por voluntários, 190 carros de bombeiros e 33 aeronaves combatiam as chamas que começou no domingo.
Entre as normas, está a reserva de 3% das vagas de graduação por curso e turno, por período letivo. Candidatos devem realizar provas do Enem.
Há três dias, a capital do estado, Manaus, mantém áreas encobertas voltando a registrar imagens semelhantes as de outubro de 2023, quando em um único dia, havia 1,6 mil focos de incêndio ativos no estado.
Proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país. Dados do ministério apontam que, em 2024, foram registrados no Brasil 16 óbitos, sendo o mais recente em abril do ano passado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google