Reconstruir infraestrutura atingida por chuvas no RS custará R$ 19 bi

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Técnicos do governo do Rio Grande do Sul estimam que a restauração da infraestrutura pública atingida pelas consequências das fortes chuvas que atingem o estado desde o último dia 26 custarão ao menos R$ 19 bilhões.
Segundo o governador Eduardo Leite, a estimativa é baseada em “cálculos iniciais”, ou seja, o montante necessário pode ser superior ao anunciado na manhã desta quinta-feira (9).
“São necessários recursos para diversas áreas. Insisto: o efeito das enchentes e a extensão da tragédia são devastadores”, informou Leite, nas redes sociais.
Ainda de acordo com o governador, os cálculos, bem como as ações já delineadas para responder à situação de calamidade pública no estado serão detalhados ainda hoje (9). “Vamos detalhar as ações projetadas que contemplariam as nossas necessidades.”
Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 107 pessoas já morreram devido a efeitos adversos das chuvas, como inundações, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, desmoronamentos e outros. Cento e trinta e seis pessoas estão desaparecidas. Pouco mais de 1,47 milhão de pessoas foram de alguma forma afetadas, em 425 municípios atingidos.
Em todo o estado, ao menos 164.583 pessoas foram desalojadas, tendo que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Muitas delas seguem esperando que o nível das águas baixe para poder retornar a suas casas. Outras 67.542 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais.
Edição: Denise Griesinger
O meteorologista brasileiro Carlos Nobre, referência mundial para estudos ambientais, explica o que são eventos climáticos extremos como o que ocorre atualmente no Rio Grande do Sul.
O texto altera a Política Nacional do Meio Ambiente e dispensa o licenciamento ambiental prévio para atividades da silvicultura. A medida foi criticada e gerou debates.
Passados 5 anos dos assassinatos, as investigações tiveram avanço após o ex-policial militar Ronnie Lessa fechar um acordo de delação premiada.
Segundo o governador Eduardo Leite, a estimativa é baseada em “cálculos iniciais”, ou seja, o montante necessário pode ser superior ao anunciado na manhã desta quinta-feira.
Para Paim, o novo anexo deve conter, além do que a União fez, também o que o governo federal gostaria que a Comissão realizasse. O plano de trabalho foi aprovado por unanimidade.
Maioria dos sindicatos aderiu à paralisação por 24 horas, incluindo transporte público, o importante setor de grãos, supermercados, aeroportos e bancos.
Chuvas podem se prolongar até domingo com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de SC.
Prioridade é concluir resgate de pessoas que permanecem ilhadas em locais de difícil acesso e conseguir fazer com que ajuda humanitária e donativos cheguem aos municípios mais atingidos.
Qualquer pessoa, de qualquer local do país, pode utilizar os canais disponibilizados para reportar denúncias, solicitar ajuda ou orientações relacionadas aos temporais no Rio Grande do Sul.
Investigações, iniciadas pela Polícia Civil, também estão sendo feitas pela PF, e já resultaram na prisão de seis envolvidos nos assassinatos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google