Queda, afogamento e queimadura lideram acidentes de crianças em férias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As férias escolares exigem atenção redobrada dos pais, conforme revela um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Os dados mostram que, nas férias de janeiro e de julho de 2023 houve um aumento de 84,5% nos acidentes domésticos envolvendo crianças do estado paulista.
Segundo a secretaria, nas férias escolares de 2023 foram registrados 969 atendimentos e internações de crianças menores de 12 anos por acidentes domésticos, enquanto em 2022 foram 525 ocorrências desse tipo.
Além disso, os meses de dezembro de 2022 e de julho de 2023 foram os que mais registraram atendimentos ambulatoriais e hospitalizações de crianças – com 403 e 508 ocorrências, respectivamente. Os dados consideram apenas os atendimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo.
A maioria desses acidentes é provocada por afogamento, quedas, queimaduras e intoxicação acidental por exposição a substâncias nocivas. Por isso, a secretaria alerta sobre a importância de pais e responsáveis estarem mais atentos durante o período de férias das crianças.
“Hoje, o uso de telas, principalmente celulares, gera uma maior desatenção dos responsáveis e, consequentemente, acontecem os acidentes. É naquele segundo de distração que os acidentes domésticos ocorrem”, disse, em nota, a pediatra Silvana Grotteria, responsável pelo setor de emergência do Hospital Infantil Darcy Vargas.
Os tombos lideram o ranking de acidente doméstico envolvendo crianças. Segundo a secretaria, dos 4,2 mil procedimentos clínicos e internações realizados no estado paulista entre janeiro e outubro do ano passado, 4,1 mil se referiam a quedas.
“Em casos de traumas graves e quedas de grandes alturas, os pais devem levar os filhos ao pronto-socorro, ou se a criança apresentar sinais de alerta, como dores de cabeça, náuseas, vômitos ou alteração no nível de consciência”, orientou a pediatra.
Os acidentes envolvendo afogamento e queimadura também preocupam. Das 14 hospitalizações ocorridas entre janeiro e outubro de 2023 por afogamento, nove ocorreram durante as férias escolares. Nesse mesmo período, foram registradas 19 internações por queimaduras, sendo que oito delas ocorreram nos meses de janeiro e julho.
Para evitar os acidentes domésticos, a secretaria informa que é importante que os pais não deixem crianças e bebês sozinhos e instalem grades ou telas de proteção em berços, escadas e janelas.
Também é preciso evitar o acesso de crianças a locais que oferecem maior risco como cozinhas e lavanderias. Outro alerta da secretaria é para que se proteja tomadas e instalações elétricas. Também é importante utilizar protetor solar e evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.
Edição: Denise Griesinger
Dirigente telefonou para Diniz e comunicou sua saída do comando técnico da seleção. O mais cotado para assumir o cargo é Dorival Júnior, treinador do São Paulo.
O Velho Lobo, como era conhecido, morreu na noite desta sexta-feira (5), aos 92 anos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto de sete dias.
Celebrado neste 6 de janeiro, Dia de Reis marca o momento em que os três reis magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) foram visitar o recém-nascido Jesus Cristo, em Belém.
Levantamento da Secretaria Saúde de SP, revela que nas férias de janeiro e de julho de 2023 houve aumento de 84,5% em acidentes domésticos envolvendo crianças.
Parlamentar tinha 84 anos e estava com leucemia. “Um dos maiores líderes partidários do país”, destacou o vice-presidente Geraldo Alckmin em nota.
Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. Sorteio será às 20h.
Nos últimos dias, dois ministros israelenses defenderam o deslocamento da população de Gaza para outros países. Para o Itamaraty, essa posição viola o direito internacional e prejudica possibilidade de paz.
Tricampeã olímpica realiza série de clínicas com grandes nomes do Brasil. Neste sábado encontro é com Ana Moser, no Sesc Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista.
Mostra conta com 30 fotos feitas por servidores da casa e pelo repórter Joédson Alves, da Agência Brasil. Também serão expostos objetos restaurados, como azulejos de um painel de Athos Bulcão.
O velho Lobo, tetracampeão mundial como jogador, técnico e auxiliar técnico com a Seleção Brasileira, tinha 92 anos. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google