Quase 70% das vítimas de feminicídio foram mortas dentro de casa em SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Nos primeiros seis meses do ano, quase 70% das mortes de mulheres por feminicídio ocorreram dentro de casa em São Paulo. O dado faz parte de levantamento do Instituto Sou da Paz, que analisou 124 casos no período.
O número de vítimas cresceu cerca de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 114 casos.
Segundo o instituto, a maior parte dos crimes é motivado por separação.
O Sou da Paz aponta ainda que o aumento de casos foi o constatado depois do anúncio de cortes, em 2023, no orçamento das delegacias de defesa das mulheres.
“O fato é que os feminicídios estão aumentando. Ao invés de ter um corte nesse orçamento, a gente precisava ter um aumento do investimento para abrir mais delegacias, que funcionem aos fins de semana, no período noturno, quando há maior vitimização de mulheres”, destaca a pesquisadora do instituto, Natália Pollachi.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública informou, em nota, que o combate à violência contra a mulher é uma das prioridades. E citou a ampliação dos canais para comunicação deste tipo de crime no estado, como a expansão das Salas de Delegacia de Defesa da Mulher para atendimento 24 horas por dia em plantões policiais.
De acordo com a secretaria, é feito o monitoramento dos acusados de violência doméstica por meio de tornozeleira eletrônica após a audiência de custódia. Dos monitorados, 30 foram presos por terem se aproximado da vítima.
As vítimas de violência doméstica podem denunciar pelo aplicativo SP Mulher e a Cabine Lilás, um espaço exclusivo dentro do Centro de Operações da Polícia Militar.
Edição: Carolina Pimentel
Interessados têm até dia 16 de setembro para se inscrever. Premiações têm como objetivo revelar e reconhecer talentos da música brasileira em obras inéditas.
Decreto tem validade de 180 dias e autoriza órgãos e entidades da administração pública estadual a prestar apoio à população das áreas afetadas da cidade.
A brasileira brilhou muito para derrotar a costarriquenha Brisa Hennessey por 13,66 a 6,17, nas ondas de Teahupoo (Taiti), e avançar para a grande decisão.
Crimes no estado cresceram 10% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Na disputa da semifinal o tricampeão mundial acabou surfando apenas uma vez na bateria, sendo muito prejudicado pelas condições ruins do mar de Teahupoo.
Brasil passa a ter um índice próprio para avaliar os estados. Ao todo, 14 das 27 unidades federativas tiveram resultados acima do esperado.
A equipe comandada pelo técnico Bernardinho foi derrotada por 3 sets a 1 (parciais de 26-24, 30-28, 25-19 e 25-19), nesta segunda-feira (5) na Arena Paris Sul.
Em carta a partidos políticos, organizações como Instituto Marielle Franco, Justiça Global e Observatório de Favelas propõem medidas contra a violência política de gênero e raça nas eleições de 2024.
Vídeos nas redes sociais flagram a presença ostensiva de caminhonetes, tratores e automóveis na área.
Parceria cresceu 7,4% somente de janeiro a julho, destacou presidente em exercício ao participar, por videoconferência, do encerramento do Seminário do Conselho Empresarial Brasil-China, ocorrido em São Paulo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google