Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Oito em cada dez adultos (78,6%) que vivem em capitais brasileiras mantinham, em 2023, uma alimentação sem a quantidade mínima de frutas, legumes e verduras recomendada, índice que poderia melhorar com o fomento à produção na zona urbana. Esse é um dos alertas feitos por especialistas do Instituto Escolhas e da Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. 
Em publicação nessa quinta-feira (26), os pesquisadores lembram que a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 400 gramas dessa classe de alimentos, essenciais para manter a saúde em dia. Segundo o estudo, menos de um quinto (19%) dos produtos alimentícios adquiridos pelos domicílios (pessoa/ano/kg) foi de frutas, legumes e verduras em 2018. Foram utilizados dados da Vigitel Brasil 2023 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, para dimensionar o contexto atual.
Alimentos mais saudáveis têm sido substituídos por ultraprocessados, que contêm aditivos químicos e representam risco à saúde, se consumidos com frequência. A ingestão desse tipo de produto preocupa órgãos como o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que divulgou informe destacando que é a favor do aumento da carga de tributos sobre a categoria, como forma de desestimular a compra por parte dos consumidores.
Na nota, o CNS ressalta que, “de 2006 a 2022, os preços dos alimentos subiram 1,7 vezes mais que a inflação geral (IPCA) e que os alimentos saudáveis tiveram elevação quase três vezes maior, comparados aos ultraprocessados”. Os pesquisadores que assinam o estudo observam que a má alimentação é um fator relacionado ao sobrepeso corporal, à obesidade e ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer, diabetes e as doenças cardiovasculares e respiratórias.
Uma das saídas apontadas pelos autores da pesquisa é estimular a rede de produção de alimentos saudáveis localmente. “Quando o alimento é produzido perto dos consumidores, há potencial redução dos custos de transporte e comercialização, que se reflete no preço final. Circuitos curtos de comercialização estimulam a venda direta dos alimentos produzidos pelos agricultores locais aos consumidores das cidades, sem a necessidade de muitos intermediários ou deslocamentos”, afirmam.
Estimativas do Instituto Escolhas, mencionadas no estudo, indicam que a região metropolitana de São Paulo, por exemplo, teria potencial para abastecer 20 milhões de pessoas com legumes e verduras todos os anos, caso iniciativas dessa natureza fossem incentivadas. No caso de Belém, Curitiba, do Rio de Janeiro e Recife, o contingente chegaria a 1,7 milhão, 551.910, 372.376 e 252.424 pessoas por ano, respectivamente.
Edição: Graça Adjuto
Pehr Lodhammar, autoridade sênior do Serviço de Ação contra Minas das Nações Unidas, afirmou que a guerra deixou cerca de 37 milhões de toneladas de detritos no território.
Batizado de Chakisaurus nekul, o animal viveu há 90 milhões de anos. Ele foi encontrado na Reserva Natural Pueblo Blanco, na província de Río Negro, no sul do país, área rica em fósseis.
Aos 26 anos, ele é o mais jovem a assumir o cargo e é filho do presidente de honra e patrono da Beija-Flor de Nilópolis o contraventor Aniz Abrahão David, o Anísio.
Volume de terras que podem ser recuperadas equivale ao tamanho do Rio Grande do Sul. A empresa lançou um livro com mais de 30 sugestões para a conversão de áreas.
Pesquisadores da USP sugerem estímulo à rede local de alimentos saudáveis para reduzir custos, como transporte e comercialização, e manter a saúde em dia.
Emissora leva ao ar os duelos Guarani x Chapecoense, na sexta (26), às 21h; Coritiba x Brusque, no domingo (28), às 16h; e Goiás x Ponte Preta, também no domingo, às 18h30.
Programa também paga acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
Pelo Grupo A da competição continental o atual campeão Fluminense ficou no 0 a 0 com o Cerro Porteño (Paraguai) no estádio La Nueva Olla, em Assunção.
Cerca de 90 caminhões passarão por dia pela rota. Autoridades internacionais alertam para o risco de fome no norte de Gaza.
Eduardo Victor, com 17 anos, foi atingido por disparos no Morro da Providência. Policiais da UPP foram filmados alterando a cena do crime. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.