"Problema localizado", diz Lewandowski sobre fuga de presos em Mossoró

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, chegou neste domingo (18) a Mossoró (RN) para acompanhar as buscas pelos dois foragidos que escaparam do presídio federal localizado no município.
“O governo federal está presente”, disse o ministro ao desembarcar na cidade. Ele classifica a fuga dos presos como “problema localizado, que será superado em breve com a colaboração de todos”.
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal brasileiro, considerados de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006. Eles fugiram na última quarta-feira (14).
No breve pronunciamento ao desembarcar em Mossoró, Lewandowski disse que o episódio “não afeta em hipótese nenhuma a segurança das cinco unidades federais”, referindo-se às penitenciárias federais espalhadas pelo país.
Segundo as atualizações mais recentes, os fugitivos fizeram uma família refém na noite de sexta-feira (16), numa casa a três quilômetros da penitenciária. As autoridades policiais afirmam que as buscas se concentram sobretudo num raio de 15 km a partir da prisão. Foram montados também cinturões em áreas mais amplas.
A operação para capturá-los mobiliza cerca de 300 agentes federais, drones e três helicópteros. As forças de segurança do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí participam das operações integradas. “Isso aqui não é nenhum favor, é o nosso dever, é o sistema único de segurança pública”, disse a governadora potiguar Fátima Bezerra, que recebeu Lewandowski no aeroporto.
O ministro segue em reuniões internas na delegacia da Polícia Federal (PF) em Mossoró, junto com o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, e a chefia operacional das buscas. À tarde ele deverá dar declarações à imprensa.
A forma como os dois presos escaparam está sendo investigada. Um buraco foi encontrado em uma parede, e suspeita-se que eles tenham usado ferramentas destinadas a uma obra interna.
Segundo o MJSP, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo, liderada pelo Senappen, apura as responsabilidades da fuga e pode levar a um processo administrativo. Também há um inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos da penitenciária.
Edição: Aline Leal
Candidatos podem inscrever até três projetos, mas será selecionado apenas um por categoria. Inscrições vão até 8 de março, e o nome dos contemplados será divulgado em agosto.
A equipe mineira teve dois gols anulados pelo VAR (árbitro de vídeo). As Brabas do Timão venceram todas as três edições da competição disputadas até agora.
Presidente garantiu que o Brasil fará novo aporte de recursos para ações na região em conflito.
Para categoria, fugitivos não planejaram o movimento ou tiveram apoio externo, mas sim aproveitaram uma oportunidade.
Alimentação – Food Service foi o segmento que mais cresceu e se destacou com alta de 17,9%, beneficiada pela forte retomada da vida social da população e da alta do tíquete médio.
Ministro da Justiça chegou hoje à cidade, no quinto dia de buscas pelos detentos que fugiram do presídio de segurança máxima.
Segundo os pesquisadores, o aumento dos serviços ecossistêmicos impulsionados pelo reflorestamento pode levar à maior produtividade cafeeira na Mata Atlântica.
Presidente encerra neste domingo viagem ao continente africano após participação em cúpula da União Africana e reuniões bilaterais com diversas lideranças da região.
Programas sobre a vida e obra do maestro passam a ser veiculados neste domingo (18) na Rádio MEC, emissora ligada ao sistema da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Com material exclusivo, documentário conduzido pelo cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz destaca relevância do gênero no país e mostra o passeio do Trem do Samba em dezembro de 2023.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google