Presidente de empresa de ônibus suspeita de elo com PCC é preso em SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente afastado da empresa de ônibus UPBus, Ubiratan Antônio da Cunha, foi preso nesta terça-feira (16) em São Paulo. Ele era um dos alvos da Operação Fim da Linha, que investiga a ligação de empresas de ônibus da capital paulista com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
A prisão de Cunha foi solicitada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) e decretada pela Justiça, após ele ter descumprido medidas cautelares. O mandado foi cumprido hoje pela 2ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil.
Por ordem da Justiça, Cunha havia sido proibido de frequentar a sede da empresa e de ter contato com outros réus ou com membros da cooperativa.
Mas, no dia 5 de junho, a Polícia Civil foi procurada por integrantes da cooperativa sucedida pela UPBus, relatando que teriam sido expulsos por ele da sede da empresa. Depois disso, o Ministério Público ainda descobriu que, naquela mesma semana, Cunha teria procurado o interventor que foi nomeado pela prefeitura para administrar a UPBus. “O interventor nomeado pelo município foi atraído por funcionários da UPBus sob o pretexto de tomarem um café em um estabelecimento nas redondezas da garagem. O dirigente esperava por ele no local, em afronta à decisão judicial”, diz a nota do Ministério Público.
A Operação Fim da Linha foi deflagrada no dia 9 de abril deste ano para desbaratar esquema de lavagem de recursos obtidos de forma ilícita pela facção criminosa conhecida como PCC. Os envolvidos no crime usavam a exploração do serviço de transporte público por ônibus na capital, por meio das empresas UPBus e Transwolff, para esconder a origem ilícita de ativos ou capital provenientes de tráfico de drogas, roubos e outros delitos.
No mesmo dia em que a operação foi deflagrada, a prefeitura de São Paulo anunciou que assumiria a operação das linhas de ônibus das empresas Transwolff e UPBus, nomeando dois interventores.
Ainda em abril, a Justiça de São Paulo aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público e transformou 19 alvos dessa operação em réus. Eles foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão e apropriação indébita. Cunha, um dos réus, foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A denúncia feita pelo Ministério Público revelou que, entre os anos de 2014 e 2024, uma pessoa que coordenava as atividades de tráfico do PCC e mais um outro indivíduo injetaram mais de R$ 20 milhões em recursos obtidos de forma ilícita em uma cooperativa de transporte público da zona leste, que viria a se transformar na UPBus. Isso viabilizou a participação da empresa na concorrência promovida pela prefeitura de São Paulo em 2015. Essas duas pessoas, segundo o MP, integravam o quadro societário da UPBus.
A Agência Brasil tentou contato com a empresa e está aberta para incluir seu posicionamento no texto.
Edição: Juliana Andrade
Primeira ocorrência foi registrada no sábado, em Douradina, a cerca de 195 quilômetros de Campo Grande. O segundo aconteceu na Terra Indígena Dourados.
Dados poderão ser acessados, durante consulta, em qualquer ponto do Sistema Único de Saúde em todo o país. 
No acumulado de janeiro a maio, foram registrados 2.441 óbitos. Em igual período de 2015, mortes somaram 2.673. Dados são da plataforma de estatísticas de trânsito do governo de São Paulo.
Débora dos Santos foi presa em março de 2023, na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga quem participou e financiou os atos golpistas.
Operações de voos internacionais não serão retomadas durante a fase de funcionamento parcial que começará em outubro, diz chefe da Fraport no Brasil, Andreea Pal.
No próximo dia 27, na plataforma Zoom, haverá palestra sobre letramento racial, seguida de roda de conversa, na qual as mães poderão falar sobre ativismo feminino, leis e direitos.
Canções de cunho racista contra atletas da seleção francesa foram entoadas por jogadores da seleção argentina, durante transmissão ao vivo no Instagram da comemoração pela conquista da Copa América.
Empresa cumpriu exigências previstas na oferta pública de ações para adquirir o bloco prioritário de 15% das ações da companhia de saneamento.
Relatório Bimestral de Receitas e Despesas será divulgado na próxima segunda-feira (22) e definirá esses valores.
Governo estadual estima que cerca de 800 pessoas, entre inquilinos e proprietários, tenham que deixar suas casas para dar espaço ao novo centro administrativo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.