Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos os anos, para gestores do Distrito Federal (DF) e municipais em cooperação com estados. A Lei 14.851/2024, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece ainda que a realização do levantamento passe a ser critério de prioridade na destinação dos recursos federais de financiamento da expansão da oferta de vagas em creches para crianças de até três anos de idade.
No mês de abril, a organização da sociedade civil Todos pela Educação (TPE) divulgou um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou uma reprimida em todo o país de 2,3 milhões de crianças sem acesso a creches. O estudo revelou ainda que apenas 40% das crianças até 3 anos de idade têm acesso à educação infantil, ficando abaixo da meta de 50% estabelecida pelo Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014).
De acordo com a nova lei, os poderes públicos municipais e o DF deverão manter atualizados, todos os anos, as informações sobre essa demanda. O sistema para efetivar o levantamento deverá ser desenvolvido de forma articulada com os órgãos públicos que atuam nas políticas e mapeamento das demandas de saúde, assistência social e proteção à infância.
A ferramenta deverá permitir também o monitoramento da permanência da criança no sistema de ensino, em especial dos beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo.
Os prazos e procedimentos estabelecidos pelos municípios, como estratégias de busca ativa das crianças, deverão ser divulgados, inclusive por meio eletrônico, define a lei. E, a partir dos resultados, serão organizadas listas de espera com os critérios de prioridade no atendimento da demanda, respeitando definições territoriais, situação socioeconômica e monoparentalidade.
A demanda não atendida por vagas em creches deverá resultar também em um planejamento da expansão da oferta de vagas da educação infantil.
O texto da nova lei está publicado na edição desta segunda-feira (6) do Diário Oficial da União.
Edição: Aécio Amado
Decisão de adiar a prova foi determinada por calamidade pública no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas nos últimos dias. Meta é dar isonomia a todos os candidatos no território nacional.
Boletim traz previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Para 2025, a projeção é de que o PIB cresça 2%. Índice que se repete em 2026 e 2027.
Governo Central, que reúne Tesouro, Previdência e BC, registrou um déficit de R$ 1,9 bilhão, e as estatais um déficit de R$ 343 milhões.
Os dados atualizados passam a ser critério de prioridade na destinação dos recursos federais de financiamento da expansão da oferta de vagas em creches para crianças de até três anos de idade.
Infecções associadas aos cuidados de saúde representam desafio significativo para a segurança dos doentes nos hospitais de toda a região”, destaca o Centro Europeu de Controle de Doenças.
Calor vai afetar os estados do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas, Campinas, Bauru, Piracicaba e centro oriental paranaense.
Estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, de acordo com o boletim da Defesa Civil.
Segundo o Ministério russo da Defesa, treino pretende “manter prontidão” do Exército para proteger o país, em resposta às ameaças, feitas contra por líderes ocidentais.
ONU estima que cerca de 1,2 milhão de pessoas, a maior parte deslocadas pelos combates, está em Rafah, contra a qual Israel pretende fazer ofensiva militar de grande alcance.
Contos Completos de Lima Barreto será analisado por duas estudiosas do escritor: a historiadora e ensaísta Lilia Schwarcz e a crítica literária, ensaísta e professora Beatriz Resende.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.