Prefeitura de Macapá decreta situação de emergência devido às chuvas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As fortes chuvas que atingiram a capital do Amapá, Macapá, nos últimos dias levaram a prefeitura municipal a decretar situação de emergência. A situação, declarada nesta terça-feira (13), ocorreu após vários bairros da cidade ficarem com as ruas alagadas e casas inundadas. 
De segunda-feira para terça-feira, a Defesa Civil de Macapá informou que choveu mais de 100 milímetros em apenas 12 horas. A quantidade expressiva de chuva coincidiu com a maré alta de 3, 5 metros de altura, favorecendo os alagamentos. 
A medida ocorre após o governador do estado, Clécio Luís, ter assinado um decreto, na noite de segunda-feira (12) também estabelecendo situação de emergência. O decreto tem validade de 180 dias.
A medida foi tomada após recomendação da Defesa Civil Estadual, em função da erosão e queda de casas na orla do Aturiá, no bairro Araxá, em Macapá, devido à força do Rio Amazonas. De acordo com o Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá, pelo menos 16 casas correm risco de desabar. 
Na região moram algumas pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e econômica. “As famílias mapeadas poderão acessar programas de habitação, aluguel social, kits de alimentos e higiene, entre outras ações de assistência emergencial”, informou o governo do estado.
A prefeitura e o governo estadual disponibilizaram pontos de acolhimentos para as famílias mais afetadas. Nos locais são oferecidos alimentação, kits de dormitório, kit de higiene pessoal, colchões, fraldas descartáveis para os bebês, entre outros itens. Também estão sendo oferecidos serviços de saúde e de cadastro em programas sociais.
Segundo o governador, o estado está dando apoio à população do município de Santana, também atingida pelas fortes chuvas. Ontem, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o governador Clécio Luís avaliaram os estragos dos alagamentos que atingem a capital
Edição: Aline Leal
Foram registradas 364 ocorrências durante o feriado, entre sexta e terça-feira, dentre elas, 67% foram relativas a furtos de celulares
Segundo Sistema Alerta Rio, para amanhã o tempo instável na cidade do Rio com céu nublado a encoberto e chuva fraca a moderada a qualquer hora do dia.
Campanha já arrecadou 60% do valor necessário para liquidar as dívidas e garantir seis meses de aluguel no atual endereço, mas grupo ainda se preocupa.
Representantes dos dois países na ONU trocaram cartas e concordaram em abrir relações no nível de embaixadores.
Em mensagem, a ministra Marina Silva destacou a importância da transição energética proposta pelo Balanço Global do Acordo de Paris e de o planeta não ultrapassar a marca de 1,5ºC no aquecimento global.
Carro com um casal caiu no buraco, mas ambos foram atendidos “sem ferimentos e com sinais vitais estáveis”.
Portões foram abertos ao público às 13h, na Cidade do Samba. onde será realizada a apuração. As seis primeiras colocadas voltam ao Sambódromo no próximo sábado (17) para o desfile das campeãs.
Apreensão do documento foi determinada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a pedido da Polícia Federal e com aval da Procuradoria-Geral da República.
De segunda-feira para terça-feira, a Defesa Civil da capital amapaense informou que choveu mais de 100 milímetros em apenas 12 horas
Trata-se da primeira vez que detentos conseguem escapar de uma das cinco penitenciárias de segurança máxima do país.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.