Prazo para empresas entregarem relatório salarial termina nesta quinta

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O prazo para empresas com mais de 100 funcionários enviarem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro semestre de 2024, termina nesta quinta-feira (29). O documento deve ser preenchido e enviado pelo Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A prestação de contas faz parte da política pública de igualdade salarial, para erradicar preconceitos de gênero no trabalho. É uma das ações previstas no decreto 11.795/2023, que regulamentou a lei 14.611/2023, para a verificação da existência de diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.
Todo semestre as empresas deverão confirmar os dados informados pelo eSocial sobre salários e ocupações de empregados e empregadas. Também deverão ser informados os critérios adotados nas remunerações e as iniciativas de fortalecimento da contratação e promoção de mulheres.
Após o envio dos formulários, o MTE ainda poderá solicitar informações complementares para confirmação do cadastro e fiscalização. Com as informações fornecidas, a pasta vai consolidar, a cada ano, um balanço sobre desigualdades de gênero no ambiente de trabalho em todo o país, no período de março a setembro.
O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções, como o pagamento de indenizações por danos morais, em situações em que a mulher receba menos do que o homem na mesma condição de especialidade.
Nesse caso, será necessário também elaborar um plano de ação para sanar as irregularidades, em um prazo de 90 dias.
A política pública para erradicar o preconceito de gênero do mercado de trabalho brasileiro estabelece ainda medidas obrigatórias às empresas, como a elaboração de programas de diversidade e inclusão no ambiente laboral, a capacitação de gestores e empregados sobre equidade de gênero e fomento ao ingresso, permanência e ascensão de mulheres.
Edição: Aécio Amado
Ministro da Fazenda se sentiu indisposto na noite deste domingo (25) e fez a testagem. Seu estado de saúde é melhor hoje, apesar do diagnóstico positivo, informou assessoria.
O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções.
Renúncia ainda deve ser aceita pelo presidente Mahmoud Abbas, que pode pedir que ele permaneça como interino até que um substituto permanente seja nomeado.
Auxílio Gás também será pago nesta quarta-feira às famílias cadastradas no CadÚnico. O valor caiu para R$ 102, por causa das reduções recentes no preço do botijão.
Principal compromisso do presidente é a participação, como convidado especial, do encerramento 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).
Ex-presidente, que está inelegível até 2030 por abuso de poder econômico pelo TSE, criticou as ações do Supremo e pediu anistia àqueles que foram condenados pelos ataques de 8 de janeiro.
Incêndio foi provocado por um vazamento de gasolina de um duto da Petrobrás e queimou a favela onde moravam cerca de 6 mil pessoas.
Visitantes poderão ter contato com os personagens criados pelo quadrinista e escritor brasileiro, entre eles Flics, O Menino Maluquinho e Turma do Pererê.
Trégua de seis semanas prevê libertação de um refém para cada 10 prisioneiros palestinos, além da retirada das forças israelenses de Gaza.
Mesmo tendo governado o estado, ela teve apenas 40% dos votos, para se tornar a candidata do Partido Republicano às eleições presidenciais norte-americana de novembro.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.