PF prende em Fortaleza homem que teria ajudado fugitivos de Mossoró

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (8), em Fortaleza, um homem suspeito de prestar apoio aos dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro deste ano. A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara Federal de Mossoró.
Esta é a sexta pessoa presa desde o início das buscas aos prisioneiros Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, os primeiros detentos a escapar de um presídio federal de segurança máxima. Um dos seis presos é Johnney Weyd Nascimento da Silva, irmão de Nascimento. Ele foi detido no último dia 23, em Rio Branco (AC), porque tinha um mandado de prisão em aberto. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Silva já havia sido condenado por roubo e por participação em organização criminosa.
O sistema penitenciário federal foi criado em 2006 para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade. A unidade potiguar estava passando por uma reforma interna. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais.
Além disso, já foram identificadas várias falhas nos equipamentos de segurança, como no sistema de monitoramento. Um processo administrativo e um inquérito da Polícia Federal (PF) foram instaurados para apurar as circunstâncias e responsabilidades pela fuga.
Cerca de 600 agentes da PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Força Nacional Penal, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás participam da operação de recaptura dos fugitivos, revezando-se em turnos ininterruptos. Nos últimos dias, a força-tarefa tem concentrado os esforços de busca em uma área próxima ao Parque Nacional da Furna Feia, entre as cidades de Mossoró e Baraúna, distantes cerca de 35 quilômetros uma da outra. 
No último domingo (3), os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna (RB) e agrediram um agricultor que estava sozinho no local. Em depoimento, o homem, cujo nome não foi divulgado por razões de segurança, contou aos investigadores que Nascimento e Mendonça queriam saber se ele tinha comida, telefone celular e armas. Eles deixaram o galpão levando alguns mantimentos.
 
 
*Colaborou Bruno Bocchini
Edição: Lílian Beraldo
Governador defende o trabalho dos policiais, argumentando que as operações têm feito uso de “inteligência e alvos determinados” e que elas estariam “restabelecendo a ordem”.
Segundo a administração municipal, medida valerá por 180 dias e foi necessária para “garantir o bem-estar da população e as atividades socioeconômicas locais”.
Esta é a sexta pessoa presa desde o início das buscas a Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, os primeiros detentos a escapar de um presídio federal de segurança máxima. 
Denúncia é que pessoas mortas em ações policiais na Baixada Santista estariam sendo levadas como vivas para hospitais, o que prejudicaria a realização da perícia.
Prates disse que a estatal está entre as empresas que mais cresceram em produção em 2023, o que garante recursos necessários para os projetos de baixo carbono.
Parcerias serão para o desenvolvimento de lideranças no serviço público, formação de capital humano feminino e acesso a profissões de alta qualificação.
“Mulher não é cota. Absolutamente. Mulher não é minoria”, diz a médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, ao acrescentar que as mulheres devem ter igualdade de condições para competir. 
Luta das mulheres por seus direitos tem de ser cotidiana, pois o mundo ainda é dos homens, diz a historiadora Laura de Mello e Souza, que deve receber o prêmio em outubro.
Desde que o programa foi retomado e teve início a distribuição de fármacos específicos para a mulher, mais de 404 mil tiveram acesso a remédios para osteoporose e anticoncepção.
Trabalhadoras rurais e integrantes de organizações populares saíram às ruas em diversos estados das duas regiões para pedir oportunidades iguais a mulheres e homens, combate à violência no campo e punição aos agressores. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.