PF prende casal que fornecia armas para crime organizado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Agentes da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições, prendeu nesta segunda-feira (24) em flagrante um homem e uma mulher que faziam compra, recebimento, transporte e fornecimento de materiais bélicos para abastecer o crime organizado.
Os equipamentos, recebidos por encomendas dos Correios, eram destinados ao fortalecimento do poder bélico da facção criminosa que domina e explora territórios mediante o uso clandestino de armas de fogo. Na ação de hoje, os criminosos foram detidos em flagrante enquanto retiravam a encomenda com os equipamentos bélicos na Agência de Correios Franqueada, localizada no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense. A região é dominada pela facção Terceiro Comando Puro, que recentemente numa ação da Polícia Militar, matou dois policiais da tropa de elite da corporação (Bope) com tiros de fuzil.
O casal comercializava miras holográficas, lunetas, coronhas e carregadores de fuzil importados e de alta capacidade, capazes de armazenar 50 munições e realizar até 50 disparos ininterruptos em poucos segundos. A mulher também estava envolvida na comercialização de peças de armas de fogo.
De acordo com o delegado da PF, José Paulo Martins Duval, da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat-RJ), as investigações identificaram que as organizações criminosas que atuam no complexo de favelas da Maré se utilizam de pessoas físicas para a aquisição de acessórios de armas de fogo, através do recrutamento de pessoas físicas que em nome da facção adquirem esse equipamento bélico tanto no mercado interno quanto no mercado externo. “Dessa forma, eles têm uma maneira de abastecer as comunidades desses acessórios, que são itens importantíssimos, para essa logística de guerra no Rio de Janeiro, valendo-se dessas pessoas interpostas”, afirmou Duval.
“Nossas investigações identificaram que, na grande maioria dos casos, há uma declaração falsa de conteúdo desses itens. De forma que eles são desviados e posteriormente encaminhados a essas organizações criminosas”, detalhou o delegado federal.
As penas acumuladas para o presos nesta segunda superam 20 anos de prisão. Eles foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, após a formalização da prisão em flagrante, seguiram para o sistema prisional do Estado, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Edição: Aline Leal
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que os acusados de participar do assassinato da vereadora do motorista Anderson Gomes apresentem defesa prévia no prazo de cinco dias.
Senador Confúcio Moura (MDB-RO) reuniu-se com o ministro Fernando Haddad para discutir possíveis alterações no projeto, enviado em abril ao Congresso.
Criminosos foram detidos em flagrante enquanto retiravam a encomenda com os equipamentos bélicos em agência dos Correios, no Complexo da Maré.
Ação da Sabesp, atualmente cotada em cerca de R$ 75, aumentou mais de 40% nos últimos 12 meses. Governo estadual, que hoje tem 50,3% das ações, ficará com apenas 18,3%.
Governo municipal informou que de janeiro a junho, foram realizados 68 interrupções legais da gestação em cinco hospitais.
Mercado de ações teve mais um dia de recuperação, com o fechamento do índice Ibovespa aos 122.637 pontos.
Alta de 12,3% na classe residencial foi o maior valor de energia elétrica consumido pelo segmento em um trimestre desde o início da série histórica em 2004 e superou recorde do trimestre anterior.
Ministro pede que moradores cobrem dos gestores municipais o cadastramento das famílias atingidas pela catástrofe para receberem o benefício.
Órgãos alegam que o processo reparatório evidenciou tratamento diferenciado conforme o gênero e violou direitos das vítimas, tanto na etapa do cadastramento como na implementação das medidas.
Governador Tarcísio de Freitas e Assembleia Legislativa do estado terão de enviar explicações sobre a criação das escolas. Constitucionalidade do modelo educacional é questionada pelo PT.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google