PF mira núcleo político beneficiado por uso ilegal da Abin

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (29), novos mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Vigilância Aproximada, com o objetivo de avançar no núcleo político suspeito de estar por trás do uso de informações produzidas ilegalmente por meio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Segundo os investigadores, a nova etapa pretende identificar os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente por meio de ações clandestinas da agência. Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Cinco deles, no Rio de Janeiro e três em Brasília, Formosa (GO) e Salvador (BA).
A Operação Vigilância Aproximada foi deflagrada na quinta-feira (25) com o propósito de investigar organização criminosa que se instalou na Abin. A PF suspeita que, nessas ações, “eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público.”
A investigação deflagrada na semana passada teve como alvo o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Ele foi nomeado diretor-geral da Abin em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – cargo do qual foi exonerado em março de 2022, já durante o governo Lula.
O uso ilegal da Abin consistia no monitoramento ilegal de autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial. Esse monitoramento teria sido feito por meio da ferramenta First Mile, utilizada para geolocalização de dispositivos móveis.
A utilização irregular desse sistema de geolocalização já havia sido denunciada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por operadoras de telefonia. A Anatel confirmou à Agência Brasil que “há três processos a respeito do assunto em andamento”, mas que “os documentos estão com restrições de acesso de acordo com hipóteses previstas na legislação”.
A operação é uma continuação das investigações da Operação Última Milha, deflagrada em outubro do ano passado. As provas obtidas pela corporação à época indicam que o grupo criou uma estrutura paralela na Abin e utilizou ferramentas do Estado para produzir informações para uso político e midiático, “para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da Polícia Federal”.
Segundo a PF, os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.
Edição: Maria Claudia
Outros dados também tiveram divulgação adiada, como notas econômico-financeiras mensais, incluindo estatísticas do setor externo, monetárias e de crédito.
As bênçãos foram permitidas no mês passado em documento chamado Fiducia Supplicans (Confiança Suplicante), que causou debate generalizado na Igreja Católica.
Nova etapa da Operação Vigilância Aproximada pretende identificar principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente por meio de ações clandestinas da agência.
Cerca de 300 agentes da instituição atuam, desde outubro de 2023, junto com a Polícia Rodoviária Nacional e as forças de segurança locais no patrulhamento das principais rodovias do estado.
Representantes do grupo islâmico se reuniram com mediadores do Catar e Egito nesse domingo. Segundo Israel, 132 reféns permanecem no enclave.
Programa vai ofertar 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais, o que representa 76% do total oferecido, e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.
Casa Branca afirma ter informações de que a ação foi executada “por grupos radicais apoiados pelo Irã, que atuam na Síria e no Iraque”.
Renata Carvalho protagonizou o espetáculo Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que foi censurado diversas vezes e chegou a ser suspenso por medidas judiciais.
Desde novembro, rebeldes iemenitas têm atacado, no Mar Vermelho e no golfo de Aden, navios que consideram ligados a Israel, “em solidariedade” aos palestinos de Gaza.
Neste mês, programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,12 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,48 bilhões.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google