PF investiga fraudes em sistema de vacinação do Ministério da Saúde

Ex.Saúde, Presidente, Governo
 A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (4) a segunda fase da Operação Venire, que apura a existência de associação criminosa responsável por inserir dados falsos de vacinação contra a covid-19 no sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), ambos do Ministério da Saúde.
Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra agentes públicos vinculados ao município de Duque de Caxias (RJ). Segundo a PF, eles seriam responsáveis por viabilizar a inserção de dados falsos de vacinação no sistema.
“A ação tem como objetivo ainda buscar a identificação de novos beneficiários do esquema fraudulento”, completou a corporação no comunicado. Estão sendo cumpridos, ao todo, dois mandados, nas cidades do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias.
A primeira fase da Operação Venire foi deflagrada em maio do ano passado. À época, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, foi preso. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido pela PF na residência do ex-presidente, em Brasília.
A operação investiga a adulteração no cartão de vacina de Bolsonaro, da filha do ex-presidente, Laura, e de Mauro Cid. A imunização teria sido feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Peruche, em São Paulo, no dia 19 de julho de 2021.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, apesar de haver registro no sistema com o CPF de Bolsonaro, a UBS nunca atendeu o ex-presidente, nem recebeu o lote da vacina citado no registro. Além disso, a profissional registrada como vacinadora nunca trabalhou na unidade mencionada.
Ainda à época, o Ministério da Saúde informou que todas as informações inseridas no sistema de registro de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) são rastreáveis e feitas mediante cadastro. Segundo a pasta, não houve relato de invasão externa ou de acesso sem cadastro ao sistema no período investigado pela PF.
Edição: Graça Adjuto
“Já que todos concordamos que há arroz suficiente, esse arroz tem que chegar rápido à mesa, com preço justo e bater a especulação. Vamos monitorar”, disse o ministro da Agricultura.
Depois de dois anos de testes, empresa apresentou o equipamento, que poderá desempenhar funções como o uso de uma motosserra ou a pintura de sinais nas barras metálicas das linhas.
Polícia cumpriu mandatos nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Ação apura adulteração no cartão de vacina do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agentes públicos teriam inserido dados falsos no sistema.
Exposições incluem trabalhos da fotógrafa Catherine Opie, da artista Lia D Castro e da escritora e compositora Ventura Profana.
Projeto propõe ainda treinamento, acompanhamento psicológico de policiais e protocolo para operações em áreas próximas a escolas e unidades de saúde.
Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 1 milhão de rendimento no primeiro mês. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
No filme, indígenas encenam momentos marcantes: um massacre ocorrido em 1940 e o recrutamento de jovens, em 1969, para integrar milícia formada pela ditadura militar.
Modelo “cidade esponja” deverá reduzir sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem e garantir maior autossuficiência hídrica ao município.
Com a vitória de 4 a 2 em Belo Horizonte, que contou com transmissão ao vivo da Rádio Nacional, a equipe da Gávea permanece na liderança isolada da competição nacional.
Após reunião com presidente Lula, ministro da Fazenda reforçou que o governo está empenhado, “a todo custo”, em cumprir os limites da lei que criou o arcabouço fiscal.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.