PF e Exército combatem extração ilegal de ouro em terra indígena
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Após três de incursões pela floresta, Polícia Federal e Exército Brasileiro concluíram a Operação Manon, deflagrada com o objetivo de e reprimir os ilícitos ambientais de extração ilegal de ouro e usurpação de bens da União na Terra Indígena Sararé, localizada no município matogrossense de Pontes e Lacerda.
A participação do Exército está no âmbito da Operação Ágata Fronteira Oeste II, e busca, além de retirar garimpeiros da região – onde atuam ilegalmente, segundo a PF – inutilizar maquinários e destruir utensílios utilizados para a atividade, de forma.
“Foram utilizadas aeronaves para o acompanhamento e proteção das equipes que atuaram em solo. Durante as buscas aéreas foram localizados maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas”, informou por meio de nota a PF.
Dezessete pás carregadeiras e 17 motores de dragagem foram inutilizados, medida adotada para evitar o uso ou o aproveitamento indevido para dar continuidade à atividade criminosa. Os investigadores localizaram também diversas estruturas de madeira usadas pelos garimpeiros como bases.
Segundo a PF, estima-se um prejuízo da ordem de 20 milhões de reais, para os criminosos.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos “em propriedades rurais que fazem limite com a TI Sararé, para a apuração de indícios de que sejam utilizadas como base para os criminosos e acesso ilegal ao território indígena, tanto de pessoas quanto dos maquinários”.
“As investigações continuam daqui para frente para análise dos elementos colhidos durante as buscas com a finalidade de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar as organizações criminosas que, ao atuarem com impactos sobre a Terra Indígena Sararé, causam danos ambientais irreversíveis”, complementou a nota.
Edição: Valéria Aguiar
Para garantir a segurança do funcionamento e o melhor desempenho, foram feitas mais de cinco mil tarefas. Previsão é que unidade alcance 100% de potência nos próximos dias.
Expectativa é que número cresça com recente aprovação do Projeto de Lei dos Agrotóxicos pelo Senado, caso seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Até as 18h, umidade do ar vai variar entre 20% e 12% na Bahia, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Inmet orienta a buscar informações na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros.
Jean Lima estava no cargo interinamente. Maíra Bittencourt assumirá como diretora-geral da EBC. Dirigentes terão mandato até 30 de outubro de 2025.
Partidos alegam que ex-juiz fez gastos excessivos antes de oficializar candidatura ao Senado, quando ainda pretendia se candidatar à Presidência da República, desequilibrando disputa.
Nas buscas aéreas foram localizadas maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas, diz PF.
Fortes chuvas e neve em muitas partes do país afetaram o fornecimento de energia, os transportes e a vida das pessoas, informou a agência de notícias oficial Xinhua.
Previsão é de que consumo inicie tendência de queda a partir de 2024. Uso em 2023 foi maior na China, com 220 milhões de toneladas a mais em relação a 2022.
Até agora, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente. Supremo já condenou 30 pessoas por envolvimento com os atos antidemocráticos.
Levantamento mostra que, em 2002, apenas quatro cidades representavam cerca de um quarto do PIB nacional. Em 2021, 11 cidades formavam esse grupo, com aproximadamente 25% da economia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google