MOBILIDADE 2025
Petrobras iniciará venda de diesel verde em São Paulo no próximo mês

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Diesel R5, também conhecido como “diesel verde”, passará a ser comercializado pela Petrobras em São Paulo a partir da primeira semana de março. O combustível é considerado menos poluente por emitir menos gases do efeito estufa. O anúncio de início de venda no maior mercado consumidor do país foi feito pela estatal nesta quinta-feira (29).
O diesel verde é produzido por coprocessamento de derivados de petróleo (parcela mineral) com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. O combustível sai da refinaria com 95% de parcela mineral e 5%, renovável. De acordo com a Petrobras, a redução das emissões associada à parcela renovável é de, ao menos, 60% em comparação com o diesel mineral.
A estatal é pioneira na geração do combustível, que já é comercializado pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. A empresa classifica que as vendas no estado do sul do país atingiram o estágio de consolidadas. Em São Paulo, a comercialização será feita pela Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.
Além do benefício ambiental, o diesel verde pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações nos veículos. “É um produto com alta estabilidade e isento de contaminantes, o que garante durabilidade e desempenho dos motores”, afirma a empresa.
Além da Repar e da Refinaria de Cubatão, duas outras unidades fazem testes para produção do Diesel R5. A Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, sendo superado apenas pelos Estados Unidos.
Segundo o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, a comercialização do Diesel R5 em Cubatão reforça a estratégia da empresa em produzir combustíveis mais sustentáveis. “Reflete o avanço dos investimentos da companhia em descarbonização. Esse é mais um passo da Petrobras para aumentar a oferta do diesel com conteúdo renovável e atender ao mercado que busca soluções sustentáveis para a redução de suas emissões”, diz.
Edição: Sabrina Craide
No próximo sábado, o Ministério da Saúde realizará o Dia D de combate à dengue. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, haverá ações de orientação sobre os cuidados para evitar a doença.
“É uma taxa baixa, mas ainda faria uma diferença muito grande. Mas acredito que podemos ser mais ambiciosos do que isso”, disse Gabriel Zucman a jornalistas, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.
Ministro acompanhou o relator Alexandre de Moraes. Os acusados foram condenados a penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão.
Área de 520 mil m² ao norte de Paris receberá 14,5 mil atletas e, depois dos Jogos, será transformada em um bairro ecológico – com escolas, hotel e parque público -, que beneficiará 6 mil residentes.
Com sucesso do sistema de transferência instantânea Pix, ferramentas tornaram-se obsoletas nos últimos anos. 
Território yanomami é o maior do país em extensão e sofre com a invasão e a violência de garimpeiros e com a contaminação da terra e da água pelo mercúrio usado no garimpo.
Hospitalizações por síndromes respiratórias agudas graves ligadas à covid-19 estão em alta no Centro-Sul do Brasil, e, em alguns estados, há “cocirculação” com o vírus Influenza A.
Autoridades de saúde em Gaza disseram nesta quinta-feira que disparos israelenses contra pessoas que aguardavam ajuda perto da cidade de Gaza mataram 104 palestinos e feriram 280.
Segundo a estatal, a redução das emissões associada à parcela renovável é de, ao menos, 60% em comparação com o combustível de origem mineral.
Militares de Israel disseram que dezenas de pessoas ficaram feridas por causa de empurrões e atropelamentos quando caminhões de ajuda chegaram ao norte de Gaza.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.