Petrobras conclui primeira perfuração de poço na Margem Equatorial

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (26) a conclusão da perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, no litoral do Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial. Os trabalhos haviam começado há pouco mais de um mês. Durante o processo, foi identificada a presença de hidrocarboneto, informação já comunicada à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ainda é preciso avaliar a viabilidade econômica do produto. O poço faz parte da concessão BM-POT-17 e fica em águas profundas a 52 km da costa do estado potiguar.
Segundo a estatal, a perfuração do poço foi concluída com segurança e seguiu protocolos rigorosos de operação em águas profundas. Também foi reforçado, em nota, que foram respeitadas a população e o meio ambiente da região.
O plano é começar a segunda perfuração em fevereiro, dessa vez no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste. Estão previstos estudos complementares para coletar informações geológicas da área, avaliar o potencial dos reservatórios e planejar as próximas atividades exploratórias.
A Margem Equatorial se estende pelo litoral brasileiro do Rio Grande do Norte ao Amapá, engloba as bacias hidrográficas da foz do Rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. É uma região geográfica considerada de grande potencial pelo setor de óleo e gás.
No Plano Estratégico 2024-2028, a Petrobras previu o investimento de US$ 3,1 bilhões para pesquisas na Margem Equatorial. A expectativa é perfurar 16 poços ao longo desses quatro anos. No entanto, a exploração das reservas encontradas na região, sobretudo próximo à foz do Rio Amazonas, é criticada por grupos ambientalistas pelo risco de impactos à biodiversidade.
Os trabalhos na Bacia Potiguar contam com o aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A licença de operação para a perfuração do poço de Pitu Oeste e do poço Anhangá foram obtidas em outubro de 2023.
Edição: Marcelo Brandão
Nesta sexta-feira (26), a Corte Internacional de Justiça determinou que Israel permita a chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O tribunal também decidiu que o país deve evitar que suas forças cometam genocídio.
Durante o processo, foi identificada a presença de hidrocarboneto. Ainda é preciso avaliar a viabilidade econômica do produto. O poço fica em águas profundas a 52 km da costa do Rio Grande do Norte.
O estado afirma que tem 16.693 casos confirmados em 279 municípios. ” “Esta realidade tem que ser considerada pelo Ministério da Saúde”, alegou em ofício ao órgão federal.
Em operação policial, ontem (25), agentes apreenderam celulares e notebooks do deputado federal, incluindo os pertencentes à agência. Diante da repercussão da notícia, o órgão decidiu apurar o caso .
 
Inquérito no STF aponta Carlos Afonso Gonçalves como integrante do “núcleo de alta gestão” da Abin e atuaria em conjunto com o ex-diretor Alexandre Ramagem.
Advogada diz que recusa feita pelo hospital paulistano São Camilo é inconstitucional.
O aumento do registro de crimes de estupro está ligado ao crescente número de notificações e mostra que as mulheres estão mais conscientes da efetividade de denunciar os agressores, diz a SSP.
Ministra dos Povos Indígenas buscou emergência pública em Brasília e agora passará por uma bateria de exames em São Paulo.
Procuradoria defende que o repasse de recursos federais para compra das câmeras deve ser obrigatório e deve sair dos fundos nacionais de Segurança Pública.
Povo yanomami quer participar mais das decisões relativas à terra indígena.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.