Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A legislação brasileira que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência foi reforçada nesta segunda feira (15), com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.
Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino. O texto estabelece também a exigência de certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores que trabalhem em locais onde são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes.
Outra alteração estabelece em cinco anos de prisão a penalidade para responsáveis por comunidade ou rede virtual, onde seja induzido o suicídio ou a automutilação de menor de 18 anos ou de pessoa com capacidade reduzida de resistência. Esse tipo de prática, assim como sequestro, cárcere privado e tráfico de crianças e adolescentes, foi tipificada como crime hediondo.
A lei descreve ainda os crimes de bullying e cyberbullying, definindo pena de dois a quatro anos de prisão para casos praticados em ambiente digital que não representem crime grave. Responsáveis pela transmissão ou exibição de conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes também passam a ser penalizados, da mesma forma que os produtores desse tipo de conteúdo, com reclusão de quatro a oito anos, além da aplicação de multa.
O texto estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão para o crime de não comunicação de desaparecimento de criança ou adolescente, de forma intencional. As mudanças têm efeito imediato e passam a valer com a publicação de lei.
Edição: Graça Adjuto
Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino.
Relatório alerta que IA poderá agravar desigualdades salariais, prejudicando sobretudo a classe média, mas também pode resultar em aumento de rendimentos.
Crédito será feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento. Os que têm conta corrente ou poupança na Caixa terão o valor depositado.
Segundo a organização, 14,6 milhões de pessoas necessitarão de ajuda este ano, ou seja, 40% da população, incluindo 8,5 milhões com necessidades prioritárias.
Forte chuva que atingiu a cidade no fim de semana alagou áreas da região metropolitana, provocou deslizamentos e causou ao menos 11 mortes.
Atraso foi provocado por discussão no Congresso que decidiu, momentos antes da cerimônia, revogar a suspensão do partido Semilla, que apoiou Bernardo Arévalo.
Além do DOC, deixará de ser oferecida também, as 22h de hoje, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade por meio da qual empresas podem pagar benefícios a funcionários.
Corinthians, Grêmio, Athletico-PR, América-MG e Ituano também avançaram para a etapa das oitavas de final da principal competição de futebol de base do mundo.
Relatório da Oxfam sobre desigualdade diz que, mantida a tendência atual, o mundo terá o primeiro trilionário em uma década, e fim da pobreza poderá demorar mais de 200 anos.
Dois últimos classificados foram conhecidos no domingo (14). Em João Pessoa, o Botafogo-PB superou o Potiguar nos pênaltis. Em Teresina, o Altos bateu o ASA de virada.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.