Paulo Gonet toma posse como Procurador-Geral na próxima segunda-feira
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O subprocurador Paulo Gustavo Gonet Branco tomará posse na segunda-feira (18) no cargo de procurador-geral da República. O anúncio foi feito pela procuradora interina, Elizeta Ramos, em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia deve ser realizada, às 10h, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília.
Ontem (13), Paulo Gonet teve o nome aprovado no Senado. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente, Gonet exerce o cargo de vice-procurador eleitoral, com atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e vai assumir a cadeira deixada pelo ex-procurador Augusto Aras, cujo mandato terminou em setembro.
Paulo Gustavo Gonet Branco é um dos 74 subprocuradores da República em atuação na PGR. Gonet entrou no Ministério Público Federal (MPF) em 1987. É Formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve título de doutorado.
Nos bastidores, Gonet contou com apoio dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes para chegar ao cargo de procurador-geral. O subprocurador é autor do livro Curso de Direito Constitucional, escrito em parceria com Mendes.
No TSE, tribunal presidido por Moraes, Gonet deu parecer favorável à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que tratou da legalidade da reunião realizada com embaixadores para atacar o sistema de votação eletrônico brasileiro.
Desde a saída de Augusto Aras, a PGR está sendo comandada interinamente pela subprocuradora Elizeta Ramos.
Edição: Aline Leal
Maior nível da história foi impulsionado pela perspectiva de queda de juros nos Estados Unidos e no Brasil.
Subprocurador da República teve nome aprovado para comandar a PGR na quarta-feira no plenário do Senado, após passar por sabatina na CCJ.
A Infraero, que administra o Santos Dumont, disse que Luciane Dom “foi selecionada aleatoriamente para uma inspeção manual”, mas negou ter havido revista nos cabelos.
Especialistas apontam que a eliminação dos combustíveis fósseis estar entre os temas centrais do evento já põe o assunto em destaque mundial.
Clássico será às 21h10 de sexta (15) no Maracanazinho. Antes, às 18h40, o Franca joga em casa contra o Obras Sanitárias. Já o São Paulo estreia sábado (16) contra o Qumisa, na Argentina.
Vetos presidenciais retiravam da legislação artigos baseados na tese de que os povos originários só teriam direito aos territórios em que estavam quando a Constituição foi promulgada.
Levantamento divulgado nesta semana pelo MapBiomas revela que, de 1985 a 2022, perda de vegetação nativa em territórios quilombolas foi de 4,7% e de 25% em áreas privadas.
Desde os atos golpistas de 8 de janeiro, a PGR denunciou 1.413 investigados, sendo 1,1 mil que atuaram como incitadores, 248 executores, oito agentes públicos e um financiador.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google