Países sul-americanos condenam ação de crime organizado no Equador

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em meio à onda da violência que assola o Equador, causada por organizações do tráfico de drogas, países sul-americanos se manifestaram nesta quarta-feira (10) em solidariedade ao governo e à população equatorianos. Uma das manifestações foi emitida por 11 países que fazem parte do Consenso de Brasília, articulação regional criada no ano passado a partir de um encontro promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital federal. O grupo é formado por Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, além do próprio Equador.
“O Consenso de Brasília unirá esforços para combater de forma coordenada este flagelo que atinge toda a região, sob os princípios do Direito Internacional e das legislações internas de cada país sul-americano. Esperamos uma rápida restauração da segurança e da ordem pública no quadro do Estado de direito e das atuais instituições no Equador, com apego e respeito pela democracia e pelos direitos humanos. Os países membros do Consenso de Brasília reiteram a sua solidariedade às autoridades e ao povo equatoriano neste momento difícil e particularmente às vítimas destes atos de violência”, diz a nota.
O Mercosul, bloco regional formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, também expressou, por meio de nota, solidariedade ao povo e ao governo do Equador, com “respaldo irrestrito à institucionalidade democrática desse país, no marco do respeito aos direitos humanos”.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Embaixada em Quito, capital equatoriana, informou que vem acompanhando a situação no país e as medidas tomadas pelas autoridades locais para libertar um brasileiro sequestrado por organizações criminosas, além de prestar assistência aos seus familiares. A identidade do brasileiro sequestrado não foi divulgada. Pela manhã, o presidente Lula se reuniu, no Palácio do Planalto, com o chanceler Mauro Vieira para trocar informações sobre a situação no Equador.
Edição: Aline Leal
Medida pretende ampliar os poderes dos credores, “já que eles são os principais interessados na liquidação eficiente dos bens ativos das empresas que se tornaram inviáveis”, diz Ministério da Fazenda..
“O Consenso de Brasília unirá esforços para combater de forma coordenada este flagelo que atinge toda a região”, diz nota conjunta.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgou mensagem às autoridades do Brasil. E afirmou que os ataques na Esplanada foram resultados de desinformação sobre as eleições e incitamento à violência por líderes políticos.
Chuvas desta quarta-feira foram menos fortes que nos dias anteriores. Mesmo assim, bombeiros registraram 19 chamados para quedas de árvores.
CBF oficializou o contrato com o novo treinador, que participa de primeira entrevista às 15h desta quinta (11). Além de Datas Fifa, Brasil disputa Copa América e Eliminatórias este ano.
Ministro aceitou recurso da defesa para reconhecer incompetência da 13ª Vara Federal em Curitiba, que era chefiada pelo então juiz Sergio Moro e que condenou João Vaccari Neto, para julgar o processo.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (19), o ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que os investimentos devem ser feitos até o ano de 2026.
O número de pessoas retiradas da situação de trabalho análogo à escravidão no ano passado no Brasil é o maior registrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 14 anos.
Mecanismo bloqueia chamadas indesejadas de telemarketing. Maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo (5,52 milhões de números registrados).
El Niño tornou o ano de 2023 o mais quente já registrado em 174 anos de medições da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil não foi diferente.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google