Padilha diz que governo tem compromisso para pagamento de emendas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (22) que o governo federal tem compromisso de estabelecer um cronograma para pagamento das emendas parlamentares. Padilha deu a declaração após reunião com integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 que obrigava o empenho (reserva), em até 30 dias, de recursos para o pagamento das emendas impositivas, ou seja, obrigatórias.LINK 1
“Nós estamos firmando esse compromisso desse volume de recursos, que fica em torno de R$ 14 bilhões [emendas orçamentárias], que é exatamente o que estava no texto do cronograma da LDO, com empenho e o pagamento viabilizando repasse desses recursos dentro do calendário eleitoral, que vai até o dia 30 de junho”, anunciou.
Padilha argumentou que o veto do presidente foi adotado para cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual compete ao Executivo estabelecer a programação financeira e o cronograma de execução de desembolsos de recursos.
O ministro disse que o cronograma de execução ainda não foi definido, e terá como prioridade as emendas orçamentárias – individuais, de bancada e impositivas – com recursos para saúde e assistência social.
“Todo começo do ano a gente faz uma reunião da junta orçamentária, que estabelece um calendário da execução das emendas, tanto empenho quanto o pagamento. Não tem esse cronograma ainda do conjunto de execução, não teve reunião da junta orçamentária para definir isso, não tem uma data fechada da junta orçamentária”, explicou.
Edição: Fernando Fraga
Órgão é apontado como um dos principais responsáveis pela queda de 50% no desmatamento da Amazônia Legal em 2023, em comparação com 2022.
Reunião virtual contou com cerca de 180 pessoas, entre representantes de 21 países membros do G20, nove nações observadoras e 30 organizações internacionais.
Segundo o estudo, o possível planeta estaria localizado em uma região distante chamada de Cinturão de Kuiper, com massa entre 1,5 e 3 vezes a do planeta Terra.
Liberação do dinheiro terá como prioridade as emendas orçamentárias – individuais, de bancada e impositivas – com recursos para saúde e assistência social, informou o ministro.
Em Barra do Piraí, deslizamento de terra atinge edificação de três pavimentos, vitimando uma mulher. Bombeiros conseguem retirar quatro pessoas com vida dos escombros.
O ônibus com a delegação do Leão do Pici foi atingido por bombas e pedras na saída da Arena Pernambuco após jogo contra o Sport, válido pela Copa do Nordeste.
Programa previu R$ 4 bilhões em investimentos para ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica no ano passado.
Número começou a subir partir do lançamento da Operação Escudo, logo após assassinato de policial militar na Baixada Santista, segundo levantamento do grupo de atuação especial de segurança pública do MP paulista.
Participaram da cerimônia no plenário da Corte cerca de 800 convidados, entre eles, o presidente Lula e os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Advogado de Bolsonaro diz que o silêncio é estratégia “baseada no fato de que a defesa não teve acesso a todos os elementos pelos quais está sendo imputada ao presidente a prática de certos delitos”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google