Operação prende 15 pessoas no Rio por prática ilegal de soltar balões

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma operação das secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, de Polícia Civil, de Polícia Militar e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) contra a prática ilegal de soltar balões resultou na prisão, neste domingo (17), de 15 pessoas. Foram apreendidos seis balões na Baixada Fluminense e na Baía de Guanabara, na região metropolitana do Rio. O material apreendido e os baloeiros foram levados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/ 98) indica que a prática de balões é considerada criminosa. De acordo com o governo do estado, a pena para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões é de um a três anos de reclusão. “O infrator também está sujeito a multa de R$ 500 por unidade de balão apreendido (Lei Estadual 3467/2000)”, completou.
“Nossos serviços de inteligência estão mobilizados e investem 24 horas por dia para reunir informações e abastecer os órgãos a fim de coibir, de forma estratégica, práticas criminosas contra a biodiversidade, a segurança e contra a população”, afirmou o governador Cláudio Castro em nota.
O início da operação foi em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Lá, os agentes tiveram o apoio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca), da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, da DPMA, do Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e do Grupamento Aeromóvel. “No endereço indicado foram encontrados os suspeitos, oito botijões de gás utilizados para encher os balões, além de outros materiais”, informou a Polícia Civil.
Uma denúncia anônima permitiu o flagrante e o abate de um balão de cerca de 30 metros e a apreensão de um segundo, de 60 metros de altura. “Na batida, 15 pessoas foram identificadas e conduzidas à delegacia, onde prestaram depoimento”, informou o governo do estado.
Na sequência, em ação coordenada pela Supcca, com o apoio do Inea e do CPAM, os agentes capturaram quatro balões que caíram na Baía de Guanabara, impedindo que criminosos recuperassem a estrutura. Um deles estava a cerca de 20 metros da pista do Aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio.
O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, lembrou que essa prática criminosa é também um grande perigo ambiental. “Destrói as matas, mata os animais, compromete a biodiversidade e também coloca em risco a vida das pessoas”, afirmou, acrescentando que a pasta trabalha na conscientização da população e no combate à prática. “Soltar balão é crime”, disse.
Edição: Graça Adjuto
Pena para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões é de um a três anos de reclusão. O infrator também está sujeito a multa de R$ 500 por unidade.
Cidadão pode participar respondendo às perguntas sobre as expectativas da sociedade em relação ao PNC na Plataforma Participa+Brasil .
Segundo as pesquisas oficiais, as intenções de voto no atual presidente Vladimir Putin estão próximas dos 80%. Ele votou remotamente na sexta-feira.
Região pesquisada vem sofrendo degradação ambiental, especialmente no Cerrado, com o desmatamento, queimadas e conversão de florestas em pasto.
Sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital, registrou às 12h30 em Guaratiba, na zona oeste, 40,4°C – o local com maior temperatura nesse horário.
“Vou dizer de forma alta e clara: é ilegal e imoral retirar o acesso das pessoas à comida e à água”, afirmou Vieira em discurso na Cisjordânia.
Além do terror, José Mojica Marins dirigiu e atuou em filmes de faroeste, aventura, dramas sombrios e comédia. Exposição traz material inédito.
Segundo a Secretaria de Saúde, receberão imunizantes apenas crianças e adolescentes que tiverem doses pendentes ou em atraso. Objetivo é elevar cobertura.
Localizada a 125 quilômetros de Fortaleza, comunidade de Pindoba tem 180 moradores, que cultivam mandioca, milho, fava, batata-doce e cana-de-açúcar e também criam porcos e galinhas.
Segundo a agência, houve melhora na qualidade de prestação do serviço entre 2022 e 2023, com redução no tempo médio e na frequência das quedas de energia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google