Operação prende 13 policiais no Rio de Janeiro por extorsão e peculato

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Operação do Ministério Público do Rio de Janeiro prendeu 13 policiais militares, nesta terça-feira (14), acusados de fazerem parte de organização criminosa formada dentro do batalhão da Polícia Militar de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Todos estão com a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Os crimes de corrupção passiva e peculato praticados pelos militares ocorreram em 2019 e 2020 e foram descobertos após a análise da extração do aparelho celular do denunciado Julio Cesar Ferreira dos Santos, que responde por duplo homicídio na 1ª Vara Criminal de Belford Roxo. Com base na análise dos dados do celular do policial militar, foi identificada uma organização criminosa formada por PMs lotados no Setor Alfa do 39º batalhão. Os militares extorquiam comerciantes e mototaxistas, moradores de Belford Roxo, e praticavam o crime de peculato, ao desviarem drogas, armas de fogo, aparelhos celulares e peças de veículos apreendidos, e venderem, sem que o material fosse apresentado na delegacia policial. Um dos integrantes do grupo não foi localizado e é considerado foragido da Justiça.
Os presos foram conduzidos à Unidade Prisional da Polícia Militar, na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio. Todos vão responder a procedimentos administrativos disciplinares que podem resultar em demissão.
Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar diz que não compactua com desvios de conduta na tropa. “Caso a denúncia em pauta seja comprovada no decorrer do processo apuratório, os envolvidos serão punidos com o rigor previsto no regulamento interno da corporação”.
Edição: Aline Leal
Diretor de Produção e Exploração, Joelson Mendes disse que empresa “não vai fazer esses estudos nesse estado em que está o processo de licenciamento porque eles não são legais.”
Em Canoas, hospital de campanha já realizou 1.176 atendimentos. Outra unidade está em fase de instalação em São Leopoldo.
Segundo investigações, os militares extorquiam comerciantes e mototaxistas e desviavam drogas, armas de fogo, aparelhos celulares e peças de veículos apreendidos.
Segundo a Defesa Civil, o risco de rompimento é iminente na Usina Hidrelétrica Bugres Barragem Salto, em São Francisco de Paula, e na barragem Santa Lúcia, em Putinga.
Proposta é de pagamento do valor de R$ 1,4 mil às pessoas atingidas que tenham renda individual de até cinco salários mínimos.
Cidade tem 347.657 habitantes e concentra quase 27% do total de desabrigados em consequências das chuvas que atingem o estado.
Já classificado a Paris, o Brasil briga por um título inédito na competição, que reúne as 16 melhores seleções do mundo. A estreia será às 21h no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Medida foi publicada nesta terça-feira em portaria da Secretaria de Comércio Exterior, no Diário Oficial da União.
Aumento da tributação seria para compensar o acordo que estendeu a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
Agência Brasil checa informações divulgadas nas redes sociais sobre a tragédia climática gaúcha. Confira as últimas atualizações.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google