Operação da PF combate corrupção em convênios de saúde, em Sorocaba

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), fez hoje (14) uma operação para combater um esquema de corrupção em convênios públicos na área da saúde em Sorocaba, no interior de São Paulo.
De acordo com a PF, a segunda fase da Operação Sepsis – Óleo na Roda tem por objetivo apurar supostas práticas ilegais envolvendo a contratação de uma organização social sem fins lucrativos pela prefeitura sorocabana, mediante a celebração de um termo de convênio, em março de 2022, para a gestão de uma unidade de pronto atendimento (UPA).
A Polícia Federal informou que, na primeira fase da operação, deflagrada em novembro do ano passado, foram identificadas nove pessoas físicas e jurídicas que podem ter participado do esquema criminoso. Durante a investigação da primeira fase foram colhidos indícios de desvios de recursos públicos por meio da subcontratação de empresas supostamente fornecedoras de produtos e serviços à organização social.
Também foram constatadas transferências de valores altos das contas da organização social e das empresas subcontratadas para contas-correntes de familiares ligados à diretoria da organização.
Os crimes investigados nesta segunda fase da operação são corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
Para a operação, a PF está cumprindo três mandados de busca e apreensão. A Justiça Federal também determinou o sequestro e indisponibilidade de quatro imóveis situados em condomínios de alto padrão nos municípios paulistas de Sorocaba e Votorantim.
Edição: Denise Griesinger
Maioria dos casos está na Amazônia, com 2.947 registros, e 1.528 em Roraima. Os dados foram atualizados até o dia 15 de março.
Mais de 200 voluntários trabalham no abrigo de Rio Grande, uma das cidades afetadas pelas cheias. 
Além das certidões de nascimento e casamento, haverá emissão do registro nacional de imigrantes. Serviço é gratuito.
Já foram apresentados 117 projetos, que passarão por uma triagem. Bancada pretende discutir a suspensão da dívida do estado com a União por 36 meses, anunciada pelo governo federal.
Enquanto Maranhão e Mato Grosso tendem a uma estabilidade de casos da doença, as demais unidades da Federação devem ter redução.
Detalhes da medida serão dados na visita do presidente Lula ao estado, nesta quarta-feira, quando anunciará mais ajuda à população.
Presidente do Supremo exemplificou que a ferramenta já é usada no agrupamento de processos por tipo e no enquadramento de casos em teses de repercussão geral. 
Enquanto a letalidade da dengue é de 0,05 óbito para cada 100 mil habitantes, a da chikungunya é de 0,06 por 100 mil. Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.
Plano Nacional de Educação é decenal e determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional entre o período de 2014 e 2024.
Primeiro qualificatório começa em Xangai (China) na próxima quinta-feira (16), última oportunidade para os atletas do break, escalada, skate e ciclismo garantirem a vaga olímpica. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.