Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos dias de abril. Metade do estado de São Paulo também se encontra dentro do perímetro atingido, conforme alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O evento climático atinge a porção oeste do território paulista e não vai alcançar a região metropolitana. Ainda segundo o alerta, outros quatro estados podem ser parcialmente atingidos. Mato Grosso e Goiás devem ficar atentos para uma faixa que alcança o sul dos dois estados. Já no Paraná, a temperatura sobe para municípios do norte. A onde de calor alcança ainda parte da região do Triângulo Mineiro.
O alerta, divulgado neste sábado (27), vale até às 18h de quarta-feira (1º). Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5 graus Celsius (ºC) acima da média esperada para o mês.
De acordo com o boletim, 694 municípios devem ser afetados. Cidades como Dourados (MS) e Araçatuba (SP) têm previsão de temperaturas de até 36 ºC, o que é considerado bastante elevado para o outono.
Fortes ondas de calor têm atingido o território brasileiro desde o ano passado, gerando temperaturas recordes em algumas cidades. As regiões mais atingidas têm sido o Centro-Oeste e o Sudeste.
De acordo com climatologistas, as elevações de temperatura tem relação com o El Niño, fenômeno que acontece em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos. Em vigência desde o ano passado, ele está se aproximando do fim segundo a Agência Nacional Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês).
Os especialistas apontam também a influência do aquecimento global do planeta, resultado do excesso de emissão gases de efeito estufa provocada pelo homem, o que tende a resultar em episódios de extremos climáticos cada vez mais frequentes.
Enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste registram alta nas temperaturas decorrente do El Niño, no Sul do país o fenômeno tende a gerar chuvas intensas. Isso ocorre devido a mudanças na dinâmica de circulação das massas de ar. As frentes frias acabam se estacionando por mais tempo na Região Sul ao invés de avançar sobre o território brasileiro.
Em boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e a porção sul do estado, a população deve se manter atenta. O Inmet emitiu um alerta de tempestades para esse perímetro, válido até às 18h desta segunda-feira (29).
O órgão indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Além disso, podem ocorrer ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Entre possíveis consequências, o Inmet lista o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Algumas cidades já registraram um temporal na tarde deste sábado (27). Em Santa Cruz do Sul, a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre, houve queda de granizo e casas foram danificadas. Também houve queda de energia em algumas regiões da cidade. No oeste do estado, o município de Quaraí registrou um acumulado superior a 170 milímetros em um período de 24 horas.
Chuvas também causaram estragos no Nordeste do país. Em Fortaleza, três casas desabaram durante uma tempestade na madrugada deste sábado (27). Não houve feridos. A ocorrência se deu no Bairro Conjunto Palmeiras II.
Edição: Denise Griesinger
Neste domingo celebra-se o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Iniciativa Abril Verde do Ministério Público do Trabalho alerta para o tema.
Chanceler egípcio, Sameh Shukri, se reuniu com o alto representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, na Arábia Saudita.
Já para boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e a porção sul do estado, a população deve ficar atenta.
Promovido pelo Clube Golden de Brasília, protesto reuniu donos de pets no aeroporto de Brasília em defesa do tratamento digno durante o translado dos animais.
Último cadastramento de rodas de samba foi em 2021 e permitiu regulamentar grupos em espaços públicos. Naquele ano, foram mapeadas 95 rodas no Rio. Até o momento, 40 se credenciaram.
Ela discursou durante conferência de seu partido de extrema-direita, neste domingo, em Pescara, na Itália.
Após o caso do cachorro Joca, CFMV fez um alerta às autoridades sobre a importância de garantir o bem-estar e a segurança de animais e passageiros em viagens aéreas e terrestres.
Números sorteados são 06 – 30 – 34 – 41 – 46 – 59. Próximo sorteio ocorre na terça-feira.
Projeto Boas Práticas Cardiovasculares começou em 2009 só com atuação na síndrome coronariana aguda e, nos últimos 15 anos, vem se ajustando de acordo com a demanda atual do cenário da saúde.
Primeiro ato pedindo eleições diretas foi em Abreu e Lima (PE). Na época com 50 mil moradores, a cidade, recém-emancipada, viu dois vereadores subirem em um caminhão e falarem para cerca de 100 pessoas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.