Onda de calor afeta centro-sul do país com sensação térmica de 40ºC

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido nesta segunda-feira (11), alerta para uma onda de calor com temperaturas próximas de 40º Celsius (C) em grande parte do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do estado de São Paulo, e nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante período de três a cinco dias. No caso, o alerta laranja, que é o aviso de perigo, vai até a próxima sexta-feira (15). O fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que se forma em um sistema de alta pressão, que alcança altas camadas da atmosfera e impede a formação de nuvens e a chegada de ar frio.
“É um sistema de circulação anti-horária, que acaba divergindo, fazendo com que os ventos não convirjam para a formação de nebulosidade”, explica Dayse Moraes, meteorologista do Inmet, órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária e que representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM). Segundo Moraes, são esperadas apenas chuvas isoladas para essas áreas, mas o calor seco deve prevalecer na maior parte na região com alerta laranja.
Em Londrina, no norte do Paraná, as temperaturas máximas podem chegar 36ºC, mas com sensação térmica de 43º. O calor excessivo em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, cidade que faz fronteira com a Argentina, deve atingir 38º nesta quarta-feira (13), mas com sensação térmica de até 46ºC. A região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deve registrar temperaturas próximas dos 40ºC. Em Curitiba, capital menos quente do país, as temperaturas devem ultrapassar os 30ºC. A massa de ar quente deve elevar a temperatura acima dos 35ºC em grande parte do Mato Grosso do Sul, com a sensação térmica ultrapassando os 40ºC.
O calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, entre eles, o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Se a pessoa estiver sem proteção contra os raios solares, até mesmo queimaduras podem ocorrer no corpo. Entre as principais recomendações, está a de não se expor ao sol, especialmente entre os horários de 10h e 16h, ingerir bastante líquido e usar filtro solar. Cuidado com a conservação de alimentos também deve ser observado.
Edição: Aline Leal
“Precisamos permanecer vigilantes e não deixar pedra sobre pedra para garantir que toda a educação e os testes adequados sejam realizados antes de Paris”, defende o chefe Wiltold Banka.
Homem armado sequestrou veículo por volta das 14h30 e manteve 17 pessoas reféns. Reféns foram liberados e homem foi levado para delegacia.
Prevenção está ligada ao estilo de vida saudável, que inclui prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.
Grande parte do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do estado de São Paulo, e estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia.
Transações aumentaram 75% e chegaram a 42 bilhões, com valor médio de R$ 420. Dados foram divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Pesquisa do SindHosp aponta que em 92 hospitais privados, o crescimento de internações por covid-19 e dengue aumentou 71% nas unidades, nos últimos 15 dias.
Presidente do TSE, Alexandre de Moraes reforçou que a Justiça Eleitoral não vai admitir discursos antidemocráticos, de ódio e fake news durante as eleições de outubro.
A capital peruana superou Assunção na disputa. Esta será a segunda oportunidade na história na qual a cidade sediará as competições, após os eventos realizados em 2019.
Decisão unânime também estabelece perda de ingressos como visitante e multa. O ataque deixou seis feridos, entre eles o lateral Gonzalo Escolar (foto), que teve traumatismo craniano.
Maxwell Simões Corrêa foi preso na Operação Élpis, deflagrada pela Polícia Federal e o MPRJ, na primeira operação realizada desde que a PF assumiu as investigações no início de 2023.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google