Número de estupros aumenta em São Paulo no mês de junho
Ex.Saúde, Presidente, Governo
No mês de junho, o estado de São Paulo contabilizou 1.236 estupros, 124 casos a mais do o número registrado no mesmo mês do ano passado. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Os demais indicadores criminais divulgados pela secretaria, no entanto, apresentaram queda no mês passado. No caso dos homicídios dolosos, ou intencionais, o número de casos passou de 191, registrado em junho do ano passado, para 189 neste ano. Os latrocínios [roubo seguido de morte] passaram de 13 ocorrências para 10 e, os roubos, de 18.110 notificações em 2023 para 15.630 em junho deste ano. Também houve queda no total de furtos, que foram de 48.218 ocorrências no ano passado para 45.188 este ano.
Entre janeiro e junho deste ano, o estado de São Paulo apresentou o menor número de roubos desde 2001, quando teve início a série histórica. No acumulado do ano foram feitos 101.130 boletins de ocorrência de roubos nos 645 municípios paulistas, recuo de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Até então, a menor marca para os seis primeiros meses do ano havia sido obtida em 2006, quando foram registradas 106 mil ocorrências.
Os registros de roubos de carga, de acordo com a secretaria, também foram os menores para um primeiro semestre desde 2003, com a totalização de 2.412 casos em 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a redução foi de 21,1%.
De acordo com a Secretaria de Segurança paulista, a queda nesses registros criminais “é resultado de um esforço conjunto entre as Polícias Civil e Militar, que passaram a monitorar constantemente as regiões com prevalência desses registros” e “traçando estratégias eficazes que permitiram às forças policiais se antecipar aos criminosos”.
Já os furtos em geral, que incluem os de carga, caíram 4,3% no primeiro semestre deste ano, totalizando 274.444 ocorrências.
Os dados divulgados hoje pela Secretaria de Segurança também apontaram para queda nos casos de homicídios dolosos [ou intencionais] registrados em todo o estado. De acordo com a SSP, foram notificados 1.234 homicídios dolosos nos seis primeiros meses deste ano, 92 casos a menos do que em igual período do ano passado.
Também houve queda no total de estupros, com 7.102 casos ocorridos no primeiro semestre deste ano. No ano passado, foram 7.188 ocorrências em todo o estado.
Em relação aos feminicídios, que começaram a ser divulgados separadamente neste ano, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) registraram 121 casos nos primeiro semestre. Só no mês de junho foram notificadas 13 ocorrências desse tipo, a maioria delas no interior paulista.
O único destes indicadores que apresentou crescimento na comparação semestral foram os latrocínios, que passaram de 78 ocorrências no ano passado para 89 no acumulado deste ano.
Edição: Aline Leal
Expectativa é lançá-lo e distribuir cotas antes da COP 30, prevista para ser realizada em Belém em novembro de 2025.
Quatro milicianos que estavam num veículo roubado foram feridos e levados para um hospital onde chegaram mortos. Polícia apreendeu quatro fuzis, farta quantidade de munição e coletes balísticos.
Aumento pode estar relacionado com as operações da polícia na Baixada Santista. Tanto as operações Escudo quanto a Operação Verão foram alvo de críticas por causa da violência policial.
Demais indicadores criminais do estado, como homicídios e roubos, no entanto, apresentaram queda no mês passado.
Além de sete telões para os torcedores acompanharem as competições ao vivo, a fanfest paulistana tem atrações para crianças, como a piscina de surf e a parede de escalada.
Operador Nacional do Sistema Elétrico é responsável pela coordenação da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica, além do planejamento dos sistemas isolados do país.
Há expectativa de avanços no debate sobre taxação de super-ricos, proposta considerada prioritária pelo Brasil no grupo.
Maior parte das vítimas está na faixa de 1 a 4 anos de idade, e em seguida, a de 15 a 19 anos.
Crime foi em abril de 2018. Acusado efetuou disparos de pistola e fuzil contra uma estudante, que havia saído de um evento no Morro do Dezoito. Antes de morrer, ela entrou em surto.
Sistema ficou fora do ar por causa de queda no sistema da operadora Oi. Serviço atende casos de urgência e emergência.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google