Nível do Rio Madeira cai 35 cm e atinge cota mínima
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informou nesta terça-feira (30) que o nível do Rio Madeira, em Porto Velho, caiu 35 centímetros nos últimos sete dias, alcançando a marca de 2,56 metros. A medida representa a menor cota registrada para o período.
De acordo com o órgão, a redução do nível do rio é provocada pelas chuvas abaixo da média entre novembro do ano passado e abril deste ano, período chuvoso na região. De acordo com o boletim de monitoramento da Bacia do Rio Madeira, no mesmo período do ano passado, o nível do rio estava em 4,56 metros.
Para o pesquisador Marcus Suassuna, especialista do serviço geológico, o nível atual do rio poderá provocar restrições para a navegação.
“O rio chegou a níveis baixos muito cedo. Se houver atraso no início da estação chuvosa, o Madeira pode permanecer por muito tempo com restrições à navegação, o que pode provocar impactos para a disponibilidade hídrica e principalmente para a navegação”, afirmou.
Ontem (30), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez quantitativa de recursos hídricos nos rios Madeira e Purus e seus afluentes que correm no sudoeste do Amazonas.
A medida visa intensificar os processos de monitoramento hidrológico dessas bacias, dos impactos sobre usos da água e propor ações preventivas desses impactos em articulação com diversos setores usuários de água.
Com uma área de drenagem de 1,42 milhão de quilômetros quadrados, das quais 43% estão em território brasileiro e o restante no Peru (7,6%) e Bolívia (49,4%), a região da Bacia do Rio Madeira tem um período chuvoso que se estende normalmente de novembro a abril, enquanto o período seco vai de maio a outubro, sendo outubro um mês de transição.
No rio, estão localizadas as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. Ambas operam a fio d’água e tem potência instalada para gerar até 6,7% da energia do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Além disso, o Rio Madeira serve como importante hidrovia usada para transporte fluvial de carga e passageiros. O trecho navegável de 1.060 quilômetros entre Porto Velho e Itacoatiara (AM) transportou de 6.538.079 toneladas em 2022, o que corresponde a 9,2% do total transportado por vias interiores no Brasil.
O Rio Madeira também é utilizado para abastecimento de água de Porto Velho, com cerca de 460 mil habitantes, e outras comunidades de menor porte.
Edição: Juliana Andrade
Cada apostador que acertou as seis dezenas levará o prêmio de mais de R$ 34,2 milhões. Números sorteados foram: 07 – 13 – 17 – 33 – 41 – 58.
Segundo o consultor Pedro Souza, câmeras policiais são usadas em mais de 40 países e os resultados mostram melhora na atuação das polícias e em seu relacionamento com a sociedade.
Em um ano de ação, foram apreendidos 348 materiais perfurocortantes, como facas e tesouras, mil carregadores, 397 chips de telefone.
O baiano da cidade de Conceição de Almeida superou o haitiano Cedrik Duliepe por decisão unânime na disputa do peso meio-pesado (até 80 quilos) do torneio de boxe.
Presidente defendeu o direito das pessoas que não concordem com o resultado de se expressar. E o governo tem que provar que está certo.
Queda é provocada pelas chuvas abaixo da média entre novembro do ano passado e abril deste ano, período chuvoso na região.
Lula disse a Biden que acompanhou o pleito por meio do assessor especial Celso Amorim, que esteve com o presidente Nicolás Maduro, que disputou a reeleição, e Edmundo González Urrutia, candidato da oposição.
Na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, diretora de gestão do cadastro do MDS aponta áreas que precisam de envolvimento de pesquisadores
Ana Sátila garantiu a sétima posição na C1 (canoa) na fase eliminatória, enquanto Pedro Gonçalves avançou na disputa do K1 (caiaque) com a oitava colocação geral.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google