Mutirão solta 150 mil peixes em municípios do Sergipe no fim de semana

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os festejos de Bom Jesus dos Navegantes no Baixo Rio São Francisco, em Sergipe, tiveram um toque especial. Um mutirão de repovoamento de espécies nativas soltou 150 mil peixes em três municípios da região neste fim de semana.
No sábado (20), 50 mil alevinos e pós-larvas de curimatã, pacamã e camarão-pitu foram lançados no Rio São Francisco em Gararu. Neste domingo (21), mais 100 mil alevinos das mesmas espécies foram soltos em Santana do São Francisco e em Ilha das Flores, com cada município recebendo 50 mil espécimes.
Realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), as ações de repovoamento, chamadas regionalmente de peixamentos, têm como objetivo recompor e manter os estoques pesqueiros na Bacia do São Francisco. Realizado em parceria com as prefeituras locais, esse processo contribui para a economia da região, ao manter a pesca nos locais beneficiados.
Os lançamentos ocorrem no período de defeso, quando a pesca é proibida. Isso para dar tempo para o desenvolvimento das pós-larvas e dos alevinos. No último dia 7, a Codevasf já havia realizado um peixamento no município de Neópolis. No próximo domingo (28), está prevista mais uma ação de repovoamento no Rio São Francisco, no município de Propriá.
Na sexta-feira (19), a Codevasf soltou 30 mil exemplares nativos na Barragem do Boacica, no município de Igreja Nova (AL). Foram inseridos no reservatório cerca de 18 mil alevinos de piau-verdadeiro e 12 mil de curimatã-pacu.
Realizados para compensar o represamento de rios da Bacia do São Francisco, os lançamentos de alevinos e pós-larvas são necessários para manter a fauna na região. Isso porque, com as barragens, os peixes não conseguem subir os rios para se reproduzirem.
Em Sergipe, os alevinos são produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, no município de Neópolis. Em Alagoas, os espécimes são cultivados no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, no município de Porto Real do Colégio.
Edição: Vinicius Lisboa
Conflito teria envolvido indígenas, policiais militares e fazendeiros no território Caramuru, município de Potiraguá, no extremo sul da Bahia.
Ações de repovoamento, chamadas regionalmente de peixamentos, têm como objetivo recompor e manter os estoques pesqueiros na Bacia do São Francisco
Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, disse que operações militares de Israel espalharam destruição em massa e mataram civis em uma escala sem precedentes desde que ele ocupa o posto.
Atleta tem nova chance de melhorar seu currículo e o do Brasil nos Jogos de Inverno da Juventude na madrugada desta segunda-feira, quando disputa a prova dos 500 metros.
Previstos para terça, quarta e quinta-feira, encontros promoverão debates sobre o futuro da cultura no estado do Rio e terão a presença  de representantes da sociedade civil e do poder público.
Derrotada na final do Pan, seleção participa, em março, do torneio que dará uma segunda chance para se classificar à Olimpíada, mas ainda não há local, nem adversários definidos.
Segundo relatório do Grupo Gay da Bahia, a maioria das vítimas (67%) desse crime na população LGBTQIA+ tinha entre 19 e 45 anos de idade quando sofreu a morte violenta.
O governo recebeu do laboratório Takeda Pharma 720 mil doses gratuitas da vacina Qdenga. A fabricante oferecerá ainda  cerca de 600 mil doses gratuitas, totalizando 1,32 milhão.
Deputada foi hospitalizada na última segunda-feira (15), quando foi realizar exames de rotina. Situação não é grave, mas requer cuidados
 
PRF propõe rotas alternativas tanto para veículos leves quanto pesados que precisem passar pelo trecho interditado, que vai do Km 223 ao 228, sentido Rio de Janeiro-São Paulo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.