Museu do Samba é declarado patrimônio histórico e cultural do RJ

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Museu do Samba foi declarado Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Localizado na zona norte do Rio, o museu foi fundado em 2001 e reúne o maior acervo do gênero no Brasil, com mais de 45 mil itens. A instituição oferece também uma rica e variada programação cultural e educativa, com exposições fixas e sazonais, eventos musicais, gastronômicos e multimídia.
O reconhecimento foi feito por meio da Lei 10.360/24, sancionada na segunda-feira (6) pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do estado na terça (7).
A lei, de acordo com o governo do estado, não tem natureza de tombamento, ou seja, não impede alterações nas características e instalações da sede do museu. O texto, no entanto, afirma que o governo poderá apoiar iniciativas voltadas à valorização e divulgação do espaço.
O Museu do Samba foi fundado em 2001 pelos netos do compositor Cartola e sua esposa e baluarte da Mangueira, Dona Zica. O museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua atuação.
O museu é, atualmente, uma organização social que promove a valorização, a difusão e a preservação da memória do samba e dos sambistas. Possui ainda um Centro de Documentação e Pesquisa do Samba e uma coleção audiovisual com mais de 160 depoimentos originais gravados por grandes nomes da história do samba e do carnaval exclusivamente para o museu.
Edição: Juliana Andrade
Equipamentos foram comprados com doações e transportados em um avião da FAB. Purificadores devem ser distribuídos para abrigos mantidos por prefeituras.
Vitória na chave principal do torneio, contra o ex-número 6 do mundo, ocorre após dois triunfos de Monteiro na fase qualificatória, Outros três brasileiros, entre eles Bia Haddad, estreiam nesta quinta (9).
Instrumento é o primeiro passo para MPs de crédito extra, para benefícios tributários e crédito para setor produtivo e renegociação de dívidas.
Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja podem enfrentar temporais com ventos acima de até 70 km por hora e chuva de granizo.
Reconhecimento foi feito por meio da Lei 10.360/24, publicada no Diário Oficial do estado. Espaço foi fundado em 2001 e reúne o maior acervo do gênero no Brasil, com mais de 45 mil itens.
Bens doados passarão por inspeções e controles da Receita e órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura.
Marca do volume de água pode ficar abaixo dos 5 metros nos próximos dias, conforme projeção do Serviço Geológico Brasileiro.
Resultado representa alta de 13,7% em relação a abril de 2023 e é o segundo melhor para meses de abril, só perdendo para o recorde de 2021.
Secretaria pede que os passageiros com voos cujo destino ou origem seja o Rio Grande do Sul possam remarcar a passagens sem custo dentro do prazo de um ano ou pedir o reembolso total sem pagamento de taxas.
Interessados podem se inscrever até 14 de maio. Podem participar da seleção estudantes de nível médio, técnico e superior em diversas áreas de formação.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google