Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e Pará

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Pela primeira vez, uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã e Instituto de Desenvolvimento e Gestão vai ser apresentada em outras cidades. Realizada entre 2021 e 2022 no Rio, a exposição Fruturos – Tempos Amazônicos, apresentada pelo Instituto Cultural Vale, será apresentada no Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís, do dia 27 de março a 30 de maio. Depois seguirá para as cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Belém, no estado do Pará.
A mostra vai apresentar a biodiversidade e o conhecimento milenar do maior bioma tropical do mundo além de propor novas descobertas sobre a relação entre a floresta e o clima e evidenciar o caráter urgente de sua conservação.
“Estamos muito felizes com nosso primeiro projeto de itinerância, que é uma conquista muito importante para o Museu do Amanhã e reforça o pioneirismo do IDG. A iniciativa confirma o alcance do Museu, agora de forma geográfica, para além do ambiente virtual. Esse projeto traz ainda um chamado e um importante alerta sobre o que podemos fazer pela preservação de um dos maiores patrimônios mundiais, que precisa de soluções urgentes para sua manutenção”, explica Fabio Scarano, curador do museu carioca.
Uma das principais características do projeto de itinerância é a adequação e customização da mostra de acordo com o destino. É possível, por exemplo, que a exposição ganhe diferentes formatos e tamanhos a cada cidade. Em cada parada, um artista local será convidado para oferecer sua perspectiva sobre o futuro da Amazônia.
O artista visual, fotógrafo e cineasta Paulo Desana é o convidado em São Luís e promoveu uma oficina com indígenas do Maranhão. Juntos, produziram novas obras inspiradas nas mitologias indígenas do estado, tendo como base a obra Os Espíritos da Transformação, de Paulo Pamürɨmasa..
Para a construção dos elementos visuais presentes em Fruturos – Tempos Amazônicos, foi realizada uma pesquisa coletiva dos grafismos/pinturas tradicionais do Maranhão e, em seguida, pintados em rostos indígenas. Para o registro fotográfico, foi utilizada tinta neon. O resultado são fotos intensas e coloridas, fazendo com que as pessoas se tornassem telas de pinturas brilhantes.
A mostra é dividida em sete áreas que abordarão temas como fauna, flora, povos e cultura. Ao longo da exposição, o visitante poderá se sentir parte da floresta a partir da ambientação, que trará atividades interativas, elementos que revelam a diversidade da Amazônia e a atmosfera sonora da região.
Edição: Aécio Amado
Nota do Itamaraty anuncia que país, em conjunto com comunidade internacional, cooperará para pleito presidencial que deverá normalizar vida política do país caribenho.
Polícia Federal detalhou estratégias para obstruir investigação e acobertar criminosos. No centro do esquema estava o então chefe da Polícia Civil.
A mostra Fruturos – Tempos Amazônicos vai apresentar a biodiversidade e o conhecimento milenar do maior bioma tropical do mundo.
Comissão avalia hoje a posição do deputado Darci de Matos. Se o relatório for aprovado, o caso vai para Plenário da Câmara dos Deputados.
Com a medida, empresas do setor poderão se habilitar para receber os créditos financeiros.
Ideia é que a Fiocruz seja capaz de desenvolver e oferecer essas terapias a um custo de cerca de 10% do que é gasto hoje com o mesmo tratamento.
Uma das metas do Ministério da Saúde é melhorar a governança e o diálogo entre servidores, sindicatos e gestores de hospitais do Rio de Janeiro. Comitê Gestor administrará os seis hospitais federais da cidade.
Até 20 de março, mais de 1,3 milhão de candidatos de todo o país tinham se inscrito no concurso que oferece mais de 4 mil vagas, incluindo cadastro reserva.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte informou que está avaliando a situação e que não há previsão de normalização do abastecimento nas cidades.
A extradição recebeu o crivo do STF e foi autorizada pelo governo brasileiro. A medida foi tomada a pedido dos promotores das regiões italianas de Turim e Reggio Calabria.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google