Mulheres protestam contra feminicídios no Rio de Janeiro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um grupo de mulheres protestou nesta sexta-feira (8), nas escadarias da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, contra os feminicídios no país. Apenas no território fluminense, 210 mulheres foram vítimas desse tipo de crime em 2022 e 2023.
Em janeiro deste ano, foram mais 12 casos, além de 35 tentativas de feminicídio. No protesto, as manifestantes pediram a valorização da vida feminina e o fim da violência contra a mulher. “As mulheres são assassinadas por todos os motivos. Não têm segurança nas ruas e, principalmente, dentro dos lares”, afirma Adriana Martins, da Articulação de Mulheres Brasileiras.
No protesto, foram colocadas cruzes nas escadarias da Câmara Municipal e camisas manchadas de sangue, com algumas das frases usadas para justificar a violência contra as mulheres, entre elas “foi só uma vez” e “ele pediu desculpas depois de me bater”.
“Temos várias coisas para comemorar, mas sobretudo temos que resistir, nos revoltar, expressar nossa dor”, afirmou a pedagoga Maria Aparecida Schumaher, coautora dos livros Mulheres Negras do Brasil e Mulheres no Poder – Trajetórias na Política a Partir da Luta das Sufragistas no Brasil.
Além de pedir o fim da violência contra as mulheres, que inclui também agressões, ameaças e humilhações, as manifestantes pediram a colocação, em prática, de leis aprovadas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado.
Entre as demandas estão a implantação do Observatório do Feminicídio no Rio de Janeiro, da Lei que institui o Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro, do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio.
“Tem muito discurso, muito blábláblá, fala-se que a mulher no Rio de Janeiro é prioridade nas políticas públicas, mas o concreto é que nenhuma política pública de proteção às nossas vidas foi implementada”, ressalta a ativista Rogéria Peixinho.
A Agência Brasil entrou em contato com as secretarias municipal e estadual de Políticas para as Mulheres do Rio de Janeiro, mas ainda não obteve resposta.
Edição: Graça Adjuto
HPV é considerado a infecção sexualmente transmissível mais comum e principal causador do câncer de colo de útero. Estimativa é que 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos.
Situação na Baixada Santista é resultado de ação deliberada do governador de São Paulo, que “vem investindo na violência policial contra pessoas negras e pobres”, segundo a denúncia. 
Reações tiveram intervalo médio de 10 minutos após a vacinação, e não houve necessidade de hospitalização, informou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização.
Percentual de famílias com dívidas atrasadas diminuiu para 28,1% em fevereiro, segundo pesquisa da CNC. Proporção de famílias com dívidas alcançou 77,9%.
Elas puseram cruzes nas escadarias da Câmara Municipal e camisas manchadas de sangue, com frases como “foi só uma vez” e “ele pediu desculpas depois de me bater”.
Ao todo, 365 mil doses foram aplicadas. Há iniciativas como a do município de Dourados (MS), que está imunizando toda a população local com idade entre 4 e 59 anos, em parceria com o fabricante da Qdenga.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou ainda que, junto com esse acordo da Fiocruz, será feito também um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante.
Painel reúne informações mensais sobre delitos praticados contra as mulheres por município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia.
Ministério dos Transportes diz que decisão visa reduzir as filas de veículos e facilitar a vida dos motoristas, garantindo a eficiência e a praticidade na cobrança de pedágios.
Ao menos 66% das mulheres sentem mais dificuldade para manter um negócio do que os homens, por dispenderem mais tempo cuidando da casa e da família, diz pesquisa.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.