MST refloresta área de assentamento na região do Vale do Rio Doce

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Na data em que se comemora o Dia da Árvore, 21 de setembro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou o plantio de 2 mil hectares para reflorestar áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente das famílias assentadas na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
A ação envolve as famílias de seis assentamentos da reforma agrária, localizados nos municípios mineiros de Periquito, Santa Maria do Suaçuí, Jampruca, Campanário, Resplendor e Governador Valadares. Para a restauração florestal dos assentamentos da região, será utilizada a metodologia de plantio através da muvuca de sementes nas áreas, que já se encontram com os solos preparados e adubados.
De acordo com Henrique Samsonas, do Setor de Produção e Meio Ambiente do MST, essa forma de plantio é uma alternativa que tem demonstrado bastante resultado, pois permite a antecipação do plantio, aumentando a quantidade de áreas plantadas ao longo do ano a um menor custo. “O plantio em larga escala de muvuca de sementes na Bacia do Rio Doce permitiu a criação de uma rede de sementes que tem gerado renda principalmente às famílias assentadas, aos povos indígenas e quilombolas”, avaliou.
A partir do rompimento da barragem de Fundão, no município mineiro de Mariana, em novembro de 2015, o Movimento Sem Terra compreendeu que, para além de denunciar a mineração predatória e degradante para o meio ambiente e para as pessoas, era tarefa das famílias dos assentamentos recuperar e preservar seus territórios.
A ação é parte do Programa Agroecológico de Recuperação da Bacia do Rio Doce, que já construiu 150 barraginhas (tecnologia para captar água da chuva para abastecer o lençol freático) e 59 biodigestores (equipamento que garante o tratamento do esgoto do banheiro nas áreas rurais).
A iniciativa visa a construção de territórios reflorestados e agroecológicos para produzir vida e alimento saudável para o povo brasileiro, e em conjunto com a ação nacional do Movimento Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, que projeta plantar 100 milhões de árvores até 2030.
Edição: Aline Leal
Liderança indígena relata que crianças xavante tiveram que subir em ocas para se proteger do fogo que atingiu a comunidade no início da semana.
Este sábado marca o dia de luta por acessibilidade e celebra os avanços tecnológicos.
Lula discursará na terça-feira (24) na abertura do evento e deve falar sobre o combate à fome e à crise climática. Antes, no domingo (22), participa da Cúpula do Futuro.
Ação envolve as famílias assentadas nos municípios mineiros de Periquito, Santa Maria do Suaçuí, Jampruca, Campanário, Resplendor e Governador Valadares.
A TV Brasil transmite o confronto decisivo entre as Brabas do Timão e as Soberanas, ao vivo a partir das 10h (horário de Brasília) do próximo domingo (20).
Além de discursos e homenagem para Sonia Maria, o evento promoverá shows, apresentações culturais e um desfile de moda inclusiva.
Prisões ocorreram em dez estados antes do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, que impede a prisão de eleitores e candidatos a partir deste sábado.
Segundo pesquisadora, novas regras aumentaram custo de garimpos irregulares no Brasil
Este é um dos principais desafios para a próxima gestão municipal carioca, de acordo com o relatório Eleições 2024: Grandes desafios das capitais brasileiras.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 10h, e o ônibus transportava 43 passageiros. Onze pessoas ficaram feridas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google