Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Com o tema Vencer o ódio, semear horizontes, a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa nesta segunda-feira (11) em todas as capitais. A mostra, realizada pelos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Cultura, segue até o próximo dia 22.
Durante o evento, gratuito, serão exibidos 18 filmes nacionais. A mostra promove debates de temas como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.
Os filmes selecionados também apresentam como pauta os direitos de mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+. 
As edições anteriores ocorreram de 2006 e 2018, e foram descontinuadas em 2018.
Em uma segunda fase do evento, que acontece de 25 de março a 24 de abril, acontece a Mostra Difusão, quando a programação vai ficar disponível em formato online. Os filmes estarão na plataforma de streaming InnSaei.TV e em equipamentos culturais das cidades participantes.
Como parte da programação, também serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, definidas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania como “espaços para se pensar e experimentar as possíveis formas de incluir o cinema como experiência sensível em contextos educativos”.
As oficinas serão voltadas à formação de multiplicadores, tendo como público-alvo professores da educação básica das redes públicas, arte-educadores e educadores que atuem em outros espaços formais ou não formais de educação. Os participantes que completarem a carga horária mínima receberão certificado emitido pela Universidade Federal Fluminense.
Em São Paulo, a mostra vai acontecer entre os dias 13 e 16 de março, com as 18 produções cinematográficas sendo exibidas na Cinemateca Brasileira. A oficina será realizada no dia 16, no mesmo local.
Em Brasília, a mostra ocorre desde esta segunda-feira (11) até quarta-feira (13), no Sesc 504 Sul. A oficina acontece de 12 a 15 de março.
No Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, de 13 a 16 de março. No último dia de exibições, será realizada uma sessão especial de homenagem, com o filme A Bolsa ou a Vida, seguido de debate entre os presentes.
Em Belo Horizonte, os filmes estarão em cartaz entre os dias 19 e 22 de março, no Cine Santa Tereza, com as oficinas sendo realizadas de 18 a 21 do mesmo mês.
A mostra desembarca em Salvador nesta segunda-feira e vai até quinta-feira (14), com sessões na Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já as oficinas serão realizadas na Faculdade de Comunicação da UFBA, no mesmo período.
Recife terá exibições no cinema da Universidade Federal de Pernambuco, entre os dias 12 e 15 de março, com as oficinas até o dia 14 de março.
A programação completa pode ser acessada no site da programação.
Edição: Fernando Fraga
Levantamento usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios selecionados que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021.
Evento gratuito conta com 18 filmes nacionais, com debates sobra prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao extremismo.
Fundação CASA acionou unidade da Polícia Militar que já capturou um adolescente e segue na busca pelos demais, informou a instituição, em nota.
Local escolhido, de acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, é o Centro Cultural do Ministério da Saúde, Praça XV, no Rio de Janeiro, reconhecido como integrante do Cadastro Fluminense de Museus.
Durante o mês sagrado, palestinos deverão jejuar durante as horas de sol. Com um acordo, reféns israelenses seriam libertados em troca de detidos em Israel.
O boletim Observa Infância aponta que, quanto menor a idade, menor a aplicação do imunizante. Na população adulta, 14,9% estão com o ciclo completo: quatro doses da vacina.
Denúncia é que pessoas mortas em ações policiais na Baixada Santista estariam sendo levadas como vivas para hospitais, o que prejudicaria a realização da perícia.
Hoje, 37 mil segurados estão na fila do INSS. Para o mutirão, há 4.773 vagas: 580 em São Paulo; 1.530 em Minas; 88 no Rio; 630 em Santa Catarina; 1.265 em Pernambuco e 680 no Distrito Federal.
Bandeira foi hasteada nesta segunda-feira. A adesão do país foi desencadeada pela invasão russa da Ucrânia e envolveu intensas negociações.
Mulheres entraram no Brasil pela cidade de Tabatinga (AM). De lá, elas se encaminharam para Manaus, onde pegaram a mala com as drogas, e seguiriam para Paris.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.