Morre jovem indígena que sofreu queimaduras em jantar de formatura

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Morreu nesta sexta-feira (15) a líder indígena Jaqueline Tedesco, de 26 anos, do povo Kaingang, graduada no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A informação foi divulgada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que destacou o protagonismo de Jaqueline como primeira estudante indígena a ser eleita em uma chapa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a primeira a se tornar coordenadora-geral.
Segundo a APIB, era muito atuante no movimento indígena, no nível regional e nacional. Também era engajada na defesa das mulheres, ao acompanhar denúncias, acolher e encaminhar vítimas de violência para o escritório modelo de assessoria jurídica da FURG (EMAJ). Também participou no movimento estudantil, na luta contra o racismo e na defesa da uma residência específica para os estudantes indígenas.
A nota da APIB diz que Jacqueline se formou em direito no dia 9 de março desse ano. Durante a comemoração com família e amigos em um restaurante na cidade de Rio Grande, foi vítima de um acidente que provocou queimaduras em 30% do corpo e veio a falecer hoje.
O grupo pede aos órgãos competentes que investiguem o caso, “para que a morte de Jaqueline não fique impune”.
Em nota, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também lamentou a morte da jovem. Segundo o órgão, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Rio Grande (RS) há uma semana. 
“A Funai lamenta essa triste perda e se solidariza com os amigos e familiares de Jaqueline, bem como com o povo Kaingang”, diz a nota. 
Edição: Carolina Pimentel
As veteranas estão na lista de 23 convocadas pelo técnico Arthur Elias, para a tradicional competição nos Estados Unidos. Brasil estreia contra o Canadá, no dia 6 de abril, em Atlanta.
Adiamento atende pedido do ex-presidente dos Estados Unidos, que afirmou que evidências reveladas recentemente estavam prejudicando a preparação da sua defesa.
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deu aval a um ataque na fronteira sul da Faixa de Gaza. Aliados globais e críticos pediram a Netanyahu que não ataque Rafah, temendo grandes perdas civis.
Jaqueline Tedesco, do povo kaingang, estudou Direito na Furg, no Rio Grande do Sul. Foi a primeira aluna indígena a ser eleita para o Diretório Central dos Estudantes. 
Inquérito está em segredo de Justiça, e ainda não é possível obter os motivos que levaram a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça, onde o processo tramitava, a enviar o caso ao Supremo.
Com o desempenho desta sexta-feira, a moeda norte-americana subiu 0,34% na semana e acumula ganho de 0,5% em março. Este ano, a divisa sobe 2,97%.
Segundo o Alerta Rio, temperaturas serão elevadas, principalmente domingo e segunda-feira, podendo ficar perto de 40° C, com sensação térmica acima de 50° C em alguns pontos da cidade. 
Previsão para amanhã, do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, é de outro dia de muito calor, com mínima oscilando em torno dos 22°C e máxima de 35°C.
Em visita a Lajeado, Lula falou sobre perdas humanas e necessidade de reerguer a região, atingida por chuva e enchentes, atribuindo a tragédia no Taquari às mudanças climáticas no planeta.
Durante a suspensão dos pousos e decolagens, mais de 40 voos foram afetados. Muitos tiveram de ser transferidos para os aeroportos de Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP). 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.