MOBILIDADE 2025
Moraes levanta sigilo de relatório da PF sobre caso das joias sauditas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou nesta segunda-feira (8) o sigilo que recaia sobre o inquérito que apura suposta apropriação indevida de joias da Arábia Saudita. 
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 11 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF) na semana passada, todas apontadas como envolvidas na tentativa de desviar e ocultar o presente dado pelas autoridades sauditas.
A PF entregou o relatório impresso do caso no protocolo do Supremo na sexta-feira (5). Mesmo antes da entrega, o teor do documento já havia sido divulgado pela imprensa, o que causou desconforto no gabinete de Moraes. A Corte chegou a divulgar nota para negar que tivesse recebido o relatório antes de seu vazamento. 
Entre os indiciados estão o tenente-coronel Mauro Cid, o pai dele, general de Exército Mauro Lourenna Cid, e Osmar Crivelatti e Marcelo Câmara, ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, e Fábio Wajngarten e Frederick Wassef, advogados do ex-presidente.
Nesta segunda-feira, Moraes determinou que seja garantido o acesso integral ao indiciamento pelos advogados. O ministro enviou o processo para análise da Procuradoria Geral da República (PGR) no prazo de 15 dias, conforme determina a legislação penal. Nesse prazo, o órgão de acusação poderá pedir o aprofundamento das investigações, arquivar o caso ou apresentar denúncia contra os denunciados.
Moraes levantou o sigilo por entender que a medida já não se justifica após a PF ter entregue o relatório final à Corte. 
O relatório da PF descreve o que seria uma organização criminosa destinada a desviar presentes entregues a autoridades brasileiras por outros países. Em relação às jóias, há a suspeita de que houve tentativa de ocultar a entrada das peças no Brasil e em seguida de reavê-las após apreensão pela Receita Federal. 
A íntegra do relatório da Polícia Federal ainda não está disponível no sistema de peticionamento do Supremo, mas segundo a Corte, o documento deverá ser disponibilizado a qualquer momento, de forma pública. 
Quando houve o vazamento de partes do relatório na imprensa, o advogado de Bolsonaro Paulo Cunha Bueno, disse que não se manifestaria por não ter tido acesso ao documento. 
A Agência Brasil tenta contato com as demais defesas dos indiciados.
Edição: Fernando Fraga
Disputa, que teve início em 2019, contou com a participação de 300 equipes formadas por cientistas de diferentes nacionalidades, origens e áreas do conhecimento, como indígenas e estudiosos.
Por causa de disputa territorial entre facções rivais, Polícia Militar intensifica esquema em áreas de maior perigo como o Morro do Chapadão, onde houve intenso tiroteio.
Usuários já podem autodeclarar informações no aplicativo Meu SUS Digital. Dados relativos a orientação sexual e identidade de gênero também podem constar na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).
Material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro furtada na madrugada do dia 30. No furto foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados.
Ministro determinou que seja garantido o acesso integral do processo aos advogados. Procuradoria-Geral da República tem 15 dias para analisar a peça.
Verbas são para recuperação, atualização e criação de laboratórios e coleções biológicas, anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, na 76ª reunião da SBPC.
Em caso de adiamento ou cancelamento de serviços, reservas e eventos, incluídos shows e espetáculos, o prestador deverá agir para garantir o direito do consumidor.
Duas toneladas de explosivos teriam sido colocadas sob a embaixada russa, em Brasília. Polícia Militar e Polícia Federal fizeram varredura e nada encontraram.
Leque de possibilidades inclui a formação de um governo minoritário pela Nova Frente Popular ou de uma coalizão pesada de partidos com quase nenhum ponto em comum.
Funcionários de agências bancárias e trabalhadores terceirizados participavam do esquema, com a instalação de dispositivos eletrônicos falsificados na rede do banco.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.