Moraes inaugura centro e reafirma combate à desinformação nas eleições

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou nesta terça-feira (12) o centro de monitoramento para combater a desinformação durante as eleições municipais de outubro.
O órgão vai monitorar a circulação de conteúdos antidemocráticos, discriminatórios e discursos de ódio nas redes sociais.
O Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia vai atuar por meio de um sistema de cooperação entre órgãos públicos e as empresas que operam as redes sociais. Os integrantes deverão trocar informações para dar efetividade às decisões da Justiça Eleitoral que determinarem a retirada de conteúdos ilegais.
O centro será comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e terá a participação da Procuradoria-Geral da República, do Ministério da Justiça, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Durante a cerimônia de inauguração, Moraes disse que haverá uma rede de monitoramento integrado entre o centro e os tribunais regionais eleitorais para combater as condutas abusivas. O presidente do TSE reforçou que a Justiça Eleitoral não vai admitir discursos antidemocráticos, de ódio e fake news durante as eleições.
“O TSE tem a missão de garantir a liberdade na hora da escolha do eleitor. Essa vontade vem sendo atacada de forma virtual por milícias digitais, que, se aproveitando de notícias fraudulentas, pretendem capturar a vontade do eleitor na hora de seu voto. É necessário que a Justiça Eleitoral possa estar preparada para combater a desinformação”, afirmou.
Em fevereiro, o TSE aprovou as regras para uso da inteligência artificial no pleito municipal. A regra principal da medida proíbe manipulações de conteúdo falso para criar ou substituir imagem ou voz de candidato com objetivo de prejudicar candidaturas.
Os candidatos eleitos que desrespeitarem as regras poderão ter os mandatos cassados.
Edição: Fernando Fraga
Homem armado sequestrou veículo por volta das 14h30 e manteve 17 pessoas reféns. Reféns foram liberados e homem foi levado para delegacia.
Prevenção está ligada ao estilo de vida saudável, que inclui prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, abstenção do tabagismo e consumo moderado de bebidas alcoólicas.
Grande parte do Mato Grosso do Sul, centro-oeste do estado de São Paulo, e estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia.
Transações aumentaram 75% e chegaram a 42 bilhões, com valor médio de R$ 420. Dados foram divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Pesquisa do SindHosp aponta que em 92 hospitais privados, o crescimento de internações por covid-19 e dengue aumentou 71% nas unidades, nos últimos 15 dias.
Presidente do TSE, Alexandre de Moraes reforçou que a Justiça Eleitoral não vai admitir discursos antidemocráticos, de ódio e fake news durante as eleições de outubro.
A capital peruana superou Assunção na disputa. Esta será a segunda oportunidade na história na qual a cidade sediará as competições, após os eventos realizados em 2019.
Decisão unânime também estabelece perda de ingressos como visitante e multa. O ataque deixou seis feridos, entre eles o lateral Gonzalo Escolar (foto), que teve traumatismo craniano.
Maxwell Simões Corrêa foi preso na Operação Élpis, deflagrada pela Polícia Federal e o MPRJ, na primeira operação realizada desde que a PF assumiu as investigações no início de 2023.
Teste rápido deve ser feito entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, período em que a maioria das pessoas busca atendimento. Mesmo com resultado negativo, paciente deve ser monitorado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google