Ministra da Saúde comemora dados da imunização infantil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, avalia que a melhoria da cobertura vacinal no Brasil é consequência do comprometimento dos trabalhadores da saúde, associado a iniciativas do governo. Além de acentuar o combate à propagação de fake news e de renovar equipamentos que garantam a conservação de vacinas por períodos mais longos, o governo tem desenvolvido estratégias locais envolvendo a sociedade.
A declaração foi feita em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nísia Trindade comemorou os dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que fez o país deixar o ranking das 20 nações com mais crianças não vacinadas.
A melhoria da cobertura em 2023 abrange as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).
Segundo a ministra, o resultado é uma consequência do “comprometimento dos trabalhadores da saúde”. “Outro fator importante é o combate à desinformação, que desde o ano passado vem sendo combatida pela plataforma Saúde com Ciência”, acrescentou ao se referir ao programa criado com o objetivo de defender a vacinação e enfrentar a desinformação.
“O mais importante é o governo dizer a todos que têm de se vacinar”, acrescentou ao destacar que, para atingir esse objetivo, foram adotadas estratégias locais, com a sociedade e governo integrados, favorecendo também as iniciativas de atendimento à saúde nas residências, bem como os cursos e informações difundidos pela Universidade Aberta dos SUS (UnA-SUS).
Nísia Trindade destacou também a iniciativa do governo de renovar a chamada Rede de Frio, também do Programa Nacional de Imunizações, que viabiliza estruturas físicas e técnico-administrativas nas três esferas de governo que garantem a manutenção da qualidade dos imunobiológicos adquiridos pelo Ministério da Saúde, distribuídos em todo o país.
Durante a entrevista, a ministra lembrou que atualmente 95% dos 41 itens da Farmácia Popular são totalmente gratuitos. Além de remédios para hipertensão, diabetes, asma e osteoporose, o programa distribui absorventes para meninas e mulheres.
“Os absorventes higiênicos fazem parte do programa e da implementação da lei. Antes não faziam parte, o que inclusive fez gerou muitas polêmicas durante o governo passado, apesar de ser algo tão importante para as meninas e as mulheres”, disse a ministra.
A lista completa de medicamentos e insumos disponibilizados pode ser acessada aqui. Já a lista de farmácias e drogarias credenciadas ao programa pode ser acessada aqui.
Edição: Denise Griesinger
No programa Bom Dia, Ministra, Nísia citou o comprometimento dos trabalhadores da saúde e o combate à fake news como fatores que contribuíram para a melhora.
O Foro Penal, uma organização não governamental, disse que 102 pessoas foram detidas na Venezuela, desde o início da campanha eleitoral em 4 de julho.
Ação contra a clandestinidade tem o objetivo de asfixiar as organizações que lucram com o transporte, além de dar segurança a motoristas de aplicativos, diz governo.
No Líbano, os combates mataram mais de 100 civis e mais de 300 combatentes do Hezbollah e levaram cidades e vilarejos da fronteira libanesa a níveis de destruição.
HRW destaca que 815 das 1.195 pessoas assassinadas em outubro eram civis. E dos 251 sequestrados, dos quais 116 continuam em Gaza, 42 já mortos, a maioria é civil.
Professora da UFRJ, ela confrontou a ditadura e inovou na pesquisa sobre história econômica. Os estudos sobre os operários do Rio de Janeiro seguem como referência para novas gerações.
Iniciativa brasileira se soma aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados em 2015, para serem implementados no âmbito da Agenda 2030.
O jornalista Sérgio du Bocage relata momentos importantes da vida. Carlos Alberto Torres, que viveu o auge da carreira na Copa de 1970, quando teve a imagem eternizada ao erguer a taça Jules Rimet.
Ação Estruturada Ordo combate traficantes e milicianos em comunidades da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Desse total, 38 foram presos em flagrante e sete em cumprimento de mandado de prisão.
Ministro Edson Fachin atendeu ao pedido de liminar feito pelo governador Romeu Zema. A dívida do estado com a União é de R$ 165 bilhões.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google