Ministério da Saúde inicia gestão de hospitais federais no RJ

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Saúde deu início nesta segunda-feira (18) aos trabalhos do Comitê Gestor que administrará seis hospitais federais no Rio de Janeiro. Segundo a pasta, o órgão vai atuar por pelo menos 30 dias junto às direções de cada hospital, para recuperar e reestruturar as unidades depois de “anos de precarização”.
O Comitê Gestor vai ser dirigido pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), com representantes do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), assessorias, coordenações e secretarias do Ministério da Saúde. Um dos objetivos declarados é melhorar a governança e o diálogo entre servidores, sindicatos e gestores.
Todos os processos de aquisição de medicamentos e insumos e de contratação de obras foram centralizados no Ministério da Saúde. A medida foi tomada para aumentar o poder de negociação da pasta e garantir maior eficiência e controle na distribuição dos insumos, o que significa evitar falhas no abastecimento e desperdícios.
Segundo o ministério, outras iniciativas estão em curso para melhoria do sistema, que ocorrem desde o início de 2023. Entre as melhorias, o ministério citada a reabertura de mais de 300 leitos; inauguração do Hospital Dia, no Hospital Federal do Andaraí (HFA), na zona norte da cidade; novo setor de oncologia, sala de radiografia digital, tomógrafo e cinco aparelhos de raio-x portáteis no Hospital do Andaraí; e contratação de 294 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais. A pasta lembra ainda que um edital para 500 vagas temporárias nos hospitais federais está aberto.
Cristiane Gerardo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindsprev/RJ), reclama que a situação nos hospitais é dramática, “depois de anos de desmonte e sucateamento”. Ela cita como exemplo a situação do Hospital Cardoso Fontes, na zona oeste, que até então não teve a obra do telhado finalizada.
“Quando você tem uma chuva forte, inunda o hospital e paralisa todo o sistema de maquinário, os elevadores, inunda o almoxarifado, estraga o estoque de produtos. E depois os servidores são acusados de não terem responsabilidade sobre essas obras estruturais, de serem suspeitos e incompetentes”, disse Cristiane.
A dirigente sindical concorda com a centralização das compras dos hospitais, mas é contra a centralização da gestão administrativa. “Uma coisa é a grade de compra comum, que deve ser construída. Assim como articular os estoques das unidades, para evitar desperdícios e compras desnecessárias. Outra coisa é você acabar com a gestão dos hospitais. É transformar diretores em meros zeladores. Não tem evidência que justifique isso”, disse a sindicalista.
Edição: Fernando Fraga
Em meio à cautela em torno das definições dos juros nos EUA e no Brasil, moeda encerrou o dia vendida a R$ 5,026 (aumento de 0,57%). Índice Ibovespa, da B3, fechou aos 126.954 pontos, com alta de 0,17%.
Zagueiro da Juventus, Bremer foi chamado por Dorival Júnior, após corte de Gabriel Magalhães, lesionado. Brasil fez hoje o primeiro treino na Inglaterra, antes de amistoso no sábado (23).
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) superou projeção do mercado financeiro de alta de 0,26%.
Processos de aquisição de medicamentos e insumos e de contratação de obras foram centralizados no Ministério da Saúde. Medida aumenta o poder de negociação da pasta.
Autor aborda polêmica sobre livro O Avesso da Pele, obra vencedora do Jabuti que foi censurada em escolas de três estados. Programa vai ao ar na TV Brasil na terça-feira (19), às 22h30.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na semana entre os dias 18 e 25 de março a atuação da Zona de Convergência Intertropical continuará influenciando as instabilidades.
Segundo a Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada, em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
Município de São Paulo registra, desde o início do ano, 49.721 casos confirmados da doença e 11 óbitos – o que supera em mais de três vezes o número de casos confirmados em 2023 (14.398).
Sucesso para a utilização do modelo em estudo tem relação com a disponibilidade de dados para treinamento do sistema. O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google