Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os países-membros do Mercosul manifestaram nesta quinta-feira (27) “profunda preocupação e enérgica condenação” à tentativa de golpe sofrida pelo governo da Bolívia ontem (26). Em comunicado, os Estados partes e associados do bloco afirmam que o ato descumpre os princípios internacionais da vida democrática e, particularmente, do Mercosul.
“Em consonância com os princípios do Direito Internacional, rejeitam qualquer tentativa de mudança de poder por meio da violência e de forma inconstitucional que atente contra a vontade popular, soberania, autodeterminação dos povos e que vulnerabilize a estabilidade política e social do país irmão”, informou a nota do bloco.
Os membros do Mercosul também expressaram solidariedade e apoio irrestrito à institucionalidade democrática do governo constitucional do presidente Luis Arce e suas autoridades democraticamente eleitas.
Atualmente, o Mercosul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os estados associados são Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
A Bolívia encontra-se atualmente em processo final de ingresso no bloco, o que deve ser formalizado na próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, no Paraguai, nos dias 7 e 8 de julho. Todos os países já ratificaram a entrada da Bolívia no Mercosul, inclusive o Brasil.
Nesta quarta-feira (26), um grupo de soldados do Exército, liderado pelo general Juan José Zúñiga, se reuniu na praça central Plaza Murillo, onde estão localizados o palácio presidencial e o Congresso boliviano. Com tanques blindados, eles arrombaram uma porta do palácio presidencial, o que permitiu que os soldados entrassem no prédio.
O presidente Luis Arce nomeou novos comandantes para as Forças Armadas e os soldados acabaram se retirando do local. Zúñiga e cerca de uma dezena de militares bolivianos já foram presos. 
Edição: Juliana Andrade
Seleção masculina ganhou o primeiro set, mas depois levou a virada dos donos da casa, perdendo por 3 sets a 1. Foi a segunda eliminação seguida para os poloneses nas quartas da LNV.
Medida provisória será editada nesta sexta-feira (28) para esclarecer a isenção.
Evento é um marco na luta pela igualdade e visibilidade dos indígenas LGBTQIA+ Guarani Kaiowá, através do diálogo, construção de redes de apoio e da incidência política, buscando garantir direitos e dignidade, diz a Apib.
Cardápio de temas do abordados por Biden e Trump terá manutenção da democracia nos EUA, situação da economia e o conflito no Oriente Médio. 
Um dia depois de atingir o maior nível em dois anos e meio, o dólar fechou com pequena queda (-0,20%), enquanto a bolsa de valores disparou e atingiu o maior nível em quase um mês.
Foram registradas 980 uniões entre pessoas do mesmo sexo nos cartórios do estado. No mesmo ano, houve 224 mudanças de nome e gênero. Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
No último dia de disputas da competição realizada em Tbilisi (Geórgia) a equipe brasileira feminina garantiu um ouro, enquanto a masculina  conquistou um bronze.
Comunicado destaca que ato descumpre os princípios internacionais da vida democrática e, particularmente, do bloco.
Estrutura foi condenada após as chuvas que inundaram o estado. Previsão é que as obras terminem em 8 meses.
Diante do cenário atual, todas as pessoas elegíveis para vacinação devem procurar se imunizar tanto contra influenza quanto contra covid-19, diz Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.