Mercado livre de energia já conta com mais de 3 mil consumidores

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Desde o início do ano mais de 3 mil consumidores já notificaram o encerramento dos contratos com distribuidoras de energia elétrica para migrar para o mercado livre de energia. Esse é o primeiro mês de vigência da abertura desse modelo para consumidores do grupo A, de média e alta tensão, que passaram a ter essa opção, já disponível para as grandes indústrias.
A mudança pode baratear as contas de energia dessas empresas em torno de 20%. Marcelo Loureiro, conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que integra geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores de energia elétrica no país, afirma que o potencial de novos negócios que podem se beneficiar do mercado livre de energia é enorme.
“Mais de 12 mil pequenas empresas e médias empresas já demonstraram interesse de ingressar no ambiente livre para todos os meses de 2024. Estimamos que, ao todo, teremos algo entre 20 e 24 mil empresas aderindo. Para ter noção do que representa tal volume, atualmente temos 38 mil unidades consumidoras que já estão no segmento livre. Isso significa que a quantidade de aderentes possa aumentar esse número em até 50% só neste ano.”
De acordo com portaria do Ministério de Minas e Energia, os consumidores deverão escolher um comercializador varejista habilitado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Mais de 100 agentes varejistas já estão habilitados.
Ao ingressar no mercado livre de energia, os consumidores continuam vinculados às distribuidoras, que é quem dispõe da rede por onde a energia passa. Mas podem escolher o fornecedor, assim como tempo de contrato, preço, tipo de energia, optando, por exemplo, por fontes de energias renováveis.
Dante Beneveni, Ceo da Urca Trading, empresa do Grupo Urca Energia, uma das empresas comercializadoras habilitadas para atuar no mercado livre de energia diz que a redução de custos pode chegar a três faturas por ano. E cita outros benefícios.
“Poder de escolha, possibilidade de ter mais opçoes de fornecedor de energia e não ficar restrito àquela distribuidora onde está conectado. E produtos, com a possibilidade de diversificação, seja falando só em energia, produto com desconto garantido ou com preço fixo, ele [consumidor] podendo escolher entre custo e benefícios, com a popularização da energia do mercado livre, iniciando com o atacarejo e depois indo para o varejo de fato. Assim como aconteceu lá fora, a tendência é que esse produto de energia venha para o mercado com novos produtos.”
A medida deve beneficiar indústrias e serviços de pequeno e médio porte. São supermercados, padarias, redes de postos de combustíveis e outros negócios que estejam no grupo A de consumo. Essa informação pode ser conferida na conta de energia.
Edição: Tâmara Freire / Pedro Lacerda
Com relação ao perfil dos casos prováveis, a maior incidência está no sexo feminino, e na faixa etária de 70 a 79 anos.
Considerado uma das maiores tragédias do Brasil, rompimento da barragem completou cinco anos às 12h28min de hoje. Entre as 270 mortos, havia duas mulheres grávidas, somando 272 vidas perdidas.
Processo na Alemanha, que começou com um pequeno grupo de vítimas, hoje tem 1,4 mil pessoas pleiteando da empresa Tüv Süd indenização em torno de 600 milhões de euros.
Este é o primeiro mês de vigência da abertura deste modelo para consumidores do grupo A, de média e alta tensão, que passaram a ter a opção, disponível para grandes indústrias.
“Foi um momento de reflexão”, disse o treinador que, há dois meses, pôs em dúvida sua permanência à frente da seleção argentina, campeã do mundo no Catar (2022).
Ao meio dia a comunidade já havia colocado 348 bolos confeitados sobre uma mesa com cerca de 400 metros de comprimento numa das ruas do bairro. Um presente à cidade.
Para a pasta, evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti segue como medida mais eficaz no combate à dengue, já que as larvas se desenvolvem em água parada.
Operação da Polícia Federal investiga organização criminosa que teria se instalado na Abin para monitorar ilegalmente autoridades, jornalistas e políticos.
Entre os quatro sorotipos da doença que circulam no país, está o tipo 3, que não aparecia de forma epidêmica há mais de 15 anos. O sorotipo 1 é classificado atualmente como predominante.
Prefeitura de Ribeirão Pires informa que duas pessoas estavam a bordo. A queda ocorreu em uma área com vegetação.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google