Menos de 8% das cidades brasileiras têm leis de antenas adaptadas a 5G

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Presente em mais de 3 mil municípios e beneficiando 140 milhões de brasileiros, a tecnologia 5G enfrenta um entrave para a expansão. A falta de legislações atualizadas impede a instalação da infraestrutura necessária para a melhoria do sinal.
Segundo levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, apenas 399 dos municípios brasileiros (7,16% do total) atualizaram as leis de antenas locais à tecnologia 5G. O problema afeta inclusive grandes cidades. Quatro capitais – Belo Horizonte, Fortaleza, Natal e Recife – não adaptaram a legislação de telecomunicações ao 5G, embora tenham esse tipo de sinal.
Entre as cidades do interior e de regiões metropolitanas de mais de 500 mil habitantes, oito não têm legislação adequada ao 5G: Aparecida de Goiânia, Campinas, Contagem, Guarulhos, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Serra e Vila Velha.
O levantamento analisou tanto as cidades que aderiram as leis locais à Lei Geral de Antenas (LGA) quanto os municípios que adequaram a essa legislação, mas ainda não adaptaram a norma à instalação de infraestruturas de telecomunicações.
Quanto aos municípios com mais de 500 mil habitantes, a Conexis Brasil Digital informou que 12 têm leis adequadas ao 5G e seis atualizaram a legislação à Lei Geral de Antenas, mas ainda precisam adaptar a lei para a instalação de infraestruturas.
Nas cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, a situação piora. De 101 municípios nessa categoria, 53 não adaptaram as leis à LGA, 15 atualizaram, mas precisam revisar a legislação e 33 estão com leis preparadas para o 5G.
Mesmo com a demora, houve avanços. O total de municípios que adaptaram as leis locais à LGA saltou de 347 em 2022 para 573 no ano passado, alta de 65%. Desse total, no entanto, 174 localidades precisam adequar a legislação à tecnologia 5G.
Segundo a Conexis Brasil, que gerencia o projeto Conecte 5G, a existência de leis municipais que facilitem a instalação de antenas, com regras claras e licenciamento ágil, resulta na atração de investimentos, ao oferecer mais segurança jurídica para as operadoras. Diferentemente das tecnologias 3G e 4G, o sinal 5G não exige a instalação de torres, com as antenas podendo ser instaladas no topo de prédios e interferindo pouco na paisagem urbana.
Apesar dos entraves legislativos, a cobertura do 5G no Brasil supera as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, a tecnologia está disponível em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e na maior parte dos municípios com mais de 200 mil habitantes. O edital original do 5G estipulava a universalização do 5G nas cidades com mais de 500 mil moradores até julho de 2025 e nas localidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026.
Mesmo com a superação da meta, a Conexis Brasil informa que a demora reduz o potencial da tecnologia 5G. Isso porque a digitalização da economia exigirá mais antenas que a rede atual. Nas capitais que não adequaram a legislação, as operadoras enfrentam problemas para instalar as infraestruturas necessárias.
Edição: Nádia Franco
Apenas 7,16% dos municípios brasileiros (399) atualizaram leis de antena locais à tecnologia 5G. Quatro capitais não adaptaram a legislação ao 5G, embora disponham do sinal.
Números sorteados são 10, 20, 30, 42, 47 e 53. Próximo sorteio será na terça-feira (30).
O Dia Mundial de Combate e Prevenção da doença é celebrado sempre no último domingo de janeiro. Quando os casos não são tratados no início, a doença pode causar sequelas progressivas e permanentes.
Enquanto autoridades defendem medida como eficaz no combate à criminalidade, especialistas em direitos humanos e segurança alertam para riscos de ampliação do racismo.
Semana é marcada pelos dez anos da morte do documentarista Eduardo Coutinho e pelos 20 anos da chacina de Unaí. Confira as principais efemérides da seção Hoje é Dia.
Torneio mais democrática do futebol nacional reunirá 92 times, sendo que 80 deles disputam a fase inicial a partir de 21 de fevereiro. Sorteio será às 15h, no Rio de Janeiro.
Jean Carroll acusou o político de destruir sua reputação ao negar tê-la estuprado em um episódio ocorrido há quase três décadas.
Corte no financiamento à agência de refugiados das Nações Unidas para os Palestinos (UNRWA) ocorre após alegações de que a equipe estaria envolvida nos ataques do Hamas em 7 de outubro contra Israel.
“Nós já estamos preparados para desencadear esse processo”, afirmou Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Encontro da coordenação nacional do movimento define prioridades e celebra os 40 anos de existência da organização.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google