Mendonça rejeita ações que acusavam Nikolas Ferreira por transfobia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça decidiu nesta segunda-feira (15) rejeitar cinco notícias-crime protocoladas no ano passado contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em função de acusações de transfobia durante discurso proferido da tribuna da Câmara no Dia Internacional da Mulher.
No Supremo, o deputado foi acusado por 14 parlamentares e associações representativas da comunidade LGBTQIA+ de promover discurso de ódio ao vestir uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
Para as entidades e parlamentares, a fala do deputado promoveu discurso de ódio por associar uma mulher transexual a “uma ameaça que precisa ser combatida”. Além disso, segundo as entidades, o parlamentar publicou o vídeo do discurso em suas redes sociais, com a inclusão de fotos de mulheres trans, o que foge à imunidade parlamentar.
Ao analisar o caso, André Mendonça entendeu que as falas de Nikolas estão cobertas pela imunidade parlamentar, prevista na Constituição, e que cabe à Câmara dos Deputados avaliar eventual quebra de decoro pelo parlamentar.
“É de todo conveniente que se prestigie a independência entre os poderes e a própria razão de existir da imunidade parlamentar, como protetora das atividades do Congresso, competindo à respectiva Casa legislativa, via de regra, a apuração da eventual quebra do decoro e punição na esfera política”, decidiu o ministro.
Cabe recurso contra a decisão ao próprio Supremo.
Edição: Sabrina Craide
Na madrugada de ontem (14), integrantes do movimento ocuparam áreas da Embrapa em Petrolina. Eles pedem produção de sementes para agricultores familiares, assentamento no perímetro irrigado e abertura de unidade do Incra.
Programa prevê aquisição de terras oriundas de grandes devedores da União e a possibilidade de negociação com bancos, empresas públicas e governos estaduais para a transferência de imóveis rurais em troca do abatimento de dívidas.
A competição realizada na Suécia pode ser considerada uma prévia dos Jogos Paralímpicos, pois contará com a participação dos oito países que atuarão no megaevento.
Levantamento aponta para redução no número de atendimentos nas unidades de pronto de atendimento do estado. Até o momento, foram registrados 205.187 casos da doença.
Ministério da Gestão diz que já formalizou proposta aos trabalhadores e se comprometeu a abrir, até julho, todas as mesas de negociação específicas de carreiras solicitadas.
Com o veto do presidente Lula, medida é necessária garantir a concessão do benefício diante de eventuais divergências no Judiciário sobre a aplicação da lei.
Após operação policial revelar ligação de diretores com PCC, coordenador do instituto alerta que forma de pagamento das empresas contratadas é problemática e pouco transparente.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google