MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 20 de fevereiro a divulgação do resultado preliminar da primeira edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade).
Foi prorrogado também o prazo para a apresentação de recurso, que vai até 1º de março. Os demais itens do cronograma não tiveram alteração. Dessa forma, o resultado final dos cursos aprovados será no dia 15 de março, e a seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior iniciam em 18 de março.
“Para o segundo semestre, haverá a inclusão de cursos novos no e-MEC, até 31 de julho, e o começo dos cursos, até 31 de agosto”, informou o MEC.
O Parfor Equidade é um programa voltado à formação de professores em licenciaturas específicas e de pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo, bem como para educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.
O programa oferece os cursos às instituições de ensino superior federais ou comunitárias com Índice Geral de Cursos igual ou superior a 3 e às estaduais e municipais como autorização para funcionamento. Todas as instituições devem ter experiência na área. Cada instituição ofertará de 30 a 200 vagas.
“Além de preparar educadores em exercício, o Parfor Equidade pretende ampliar o número de profissionais que trabalham com esse grupo. Nesse primeiro edital, serão atendidas 2 mil pessoas, com investimento de R$ 135 milhões ao longo de 5 anos”, informou o MEC, referindo-se às alterações implementadas no Edital Conjunto nº 23/2023, publicado na edição de sexta-feira (9) do Diário Oficial da União.
De acordo com o edital, serão oferecidas formações para Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.
“Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial”, detalhou o ministério.
Para os demais públicos, haverá processo seletivo pelas instituições de ensino superior, com destinação de cotas a indígenas, quilombolas, pretos e pardos, populações do campo, pessoas surdas e ao público-alvo da educação especial.
O programa prevê também investimentos na execução de projetos pedagógicos “com forma diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos”. A expectativa do governo é a de aproximar a educação superior e básica, de modo que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa.
“Outro aspecto inovador é que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas”, acrescentou o MEC.
Edição: Fernando Fraga
Ele tem sido mantido em uma prisão de segurança máxima no sudeste de Londres. Em 2022, o Reino Unido aprovou sua extradição para os EUA.
Ataques constantes a navios de países ocidentais têm levado muitas empresas a mudar rotas e a deixar de passar pelo Estreito de Bab al-Mandab.
Em vídeo que causou polêmica, Zema havia afirmado que “em Minas, todo aluno independente[mente] ou não de ter sido vacinado, terá acesso às escolas”. Por esse motivo, foi notificado pelo Supremo a se manifestar.
Informação é dada por investigadores três dias após o anúncio da morte de Navalny, de 47 anos, principal opositor do regime russo que estava detido numa prisão no Ártico.
Parfor Equidade é voltado à formação em licenciaturas específicas e de pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo.
Corte Internacional de Justiça entra no segundo dia de audiências para elaborar um parecer consultivo, ou não vinculante, sobre a ocupação dos territórios palestinos.
Profissionais vão identificar famílias com perfil para programa que incentiva atividades agropecuárias, extrativistas, de artesanato e comércio, priorizando aquelas em situação de maior vulnerabilidade social.
Foram transferidos um total de 32 pacientes em estado grave, incluindo crianças. Cerca de 130 pacientes doentes e feridos e 15 médicos que permanecem no local.
É preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. Declaração errada pode levar à restrição ou ao cancelamento do CNPJ.
Apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google