Manicômios judiciários devem ser fechados até 28 de agosto

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Estados e municípios têm até o dia 28 de agosto para fechar os manicômios judiciários – alas ou instituições congêneres de custódia e tratamento psiquiátrico. Com a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os governos estaduais e as prefeituras têm mais 90 dias para organizar unidades de saúde e adotar outras providências para acolhimento e tratamento de pessoas em conflito com a lei e que tenham transtorno mental ou qualquer forma de deficiência psicossocial
O fechamento dos manicômios judiciários está previsto na Política Antimanicomial do Poder Judiciário, aprovada em fevereiro do ano passado pelos conselheiros do CNJ (Resolução 487/2023).
De acordo com nota do conselho, a Política Antimanicomial estabelece que os tribunais façam “a revisão individualizada dos processos judiciais e o desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular (PTS) para as pessoas com transtorno mental em conflito com a lei.”
O prazo inicial era o final de maio, mas a data limite foi estendida em três meses para que os tribunais cumpram a política antimanicomial e determinem em todas unidades da Federação a ordem de fechamento dos estabelecimentos.
A norma do CNJ cumpre, 23 anos depois, a Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a qual o Brasil é signatário desde 2009. A lei de 2001 determina que as pessoas com transtorno mental (ou qualquer forma de deficiência psicossocial) sejam atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive as pessoas que estão em conflito com a lei.
A adoção da Política Antimanicomial do Poder Judiciário também é efeito da condenação do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no caso da morte de Damião Ximenes Lopes, pessoa com deficiência mental, 30 anos, morto por maus-tratos após ter sido exposto durante três dias a condições desumanas e degradantes enquanto estava hospitalizado na Casa de Repouso Guararapes, em Sobral (CE), onde foi internado em crise psiquiátrica.
Dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública contabilizam que há 2.736 pessoas com transtorno mental cumprindo medida de segurança no país, menos de 1% (0,33%) da população carcerária no Brasil. Dessas, 586 dessas pessoas (21% do total) recebem atendimento ambulatorial na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS.
Edição: Aline Leal
Falta de alimentos pode ser um fator de desregulação da economia global e gerador de instabilidades geopolíticas, disse a ministra em evento paralelo ao encontro do G20.
Laboratório indiano Biological E. vai produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano. Meta é entregar 100 milhões de doses até 2030.
Processo tratava de denúncia de corrupção e abuso de prestígio por um advogado, que teria cobrado R$ 100 mil para influenciar a decisão de um desembargador.
Proposta dos EUA causaria “graves danos aos próprios alicerces do sistema financeiro mundial”, disse Siluanov. Ele falou hoje (27) a jornalistas, durante encontro do G20, em São Paulo.
Nova plataforma permite que o empregador utilize o Pix para recolher o FGTS dos trabalhadores.
Vítima havia solicitado uma medida protetiva contra o autor horas antes do crime. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o homem invadiu a residência e matou a mulher a facadas.
Governos estaduais e prefeituras terão que organizar unidades de saúde e adotar outras providências para acolhimento e tratamento de pessoas em conflito com a lei e que tenham transtorno mental.
Total de cabos subtraídos subiu de 4,7 milhões de metros em 2022 para 5,4 milhões no ano passado. Dados são da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor.
Até 2021, números eram aprovados e apresentados semestralmente. Com a lei que concedeu autonomia ao BC, o Conselho Monetário passou a divulgar o balanço uma vez por ano, em fevereiro.
Registros de roubos em geral passaram de 20.782 casos em janeiro de 2023 para 17.661 no primeiro mês deste ano, uma redução de 15%. Roubos de veículo caíram 29%.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google