Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023.
Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.  

O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Baixada Fluminense. Das dez AISPs com maior número de apreensões, oito estão situadas nessas regiões do estado. As únicas exceções são a AISP 3 (região do Méier e adjacências) e a AISP 16 (Olaria e adjacências). Das 492 apreensões de fuzis no ano passado, 377 foram registradas nessas dez regiões.

Ainda sob o aspecto geográfico, o estudo destaca a expansão do crime organizado para o interior do estado. Na região do 5º Comando de Policiamento (5º CPA), Sul Fluminense e Costa Verde, foram apreendidos 13 fuzis no ano passado. Já na região do 6º CPA, Norte e Noroeste do estado, ocorreram sete apreensões.

“Compartilhado com a Polícia Federal, o estudo indica que o tráfico internacional de armas representa um dos maiores desafios para a área de segurança pública do Rio de Janeiro, cuja solução depende de uma ação articulada entre as polícias do estado e as forças federais”, diz nota da Polícia Militar.
Moeda está no menor valor desde o dia 12, quando tinha fechado em R$ 5,12. No mercado de ações, o destaque foram os papéis da Petrobras, os mais negociados na bolsa de valores.
Apesar de não regulamentados pela ANP, dispositivos para abertura do mercado já produzem resultados práticos na transição para tornar setor mais competitivo, diz estudo.
Povos cobram agilidade na conclusão do processo de 14 terras indígenas e retirada de não indígenas. Governo afirma que já homologou dez territórios e busca resolver problemas das áreas. 
Posição contrasta com a do governo Daniel Noboa, que tem defendido a vitória na votação desse domingo (21).
Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais. Caso é investigado pela PF e Abin.
Decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF. Ex-procurador da Lava Jato foi condenado a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Keno Marley (foto) e Luiz “Bolinha” Oliveira foram campeões, respectivamente, nas categorias até 92 kg e 57 kg. Torneio Internacional nos EUA foi pela nova federação internacional.
Com 2,1 milhões de inscritos, concurso selecionará 6,6 mil servidores para 21 órgãos públicos federais e será o certame com maior número de candidatos já realizado no país.
Investigações começaram há um ano, quando cinco pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de aparelhos celulares durante um evento com uma atração internacional.
Ministro diz que a discussão na Corte é a quantidade, já que legislação brasileira não pune com prisão o usuário de drogas.”Punir o usuário é um equívoco completo”, defende.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.