Mais de 17,3 milhões de hectares foram queimados em 2023 no país

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma área de mais de 17,3 milhões de hectares foi queimada no Brasil em 2023, tamanho maior que o território de alguns estados, como Acre ou Ceará. Houve aumento de 6% em relação a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo. Os dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas.
A área total queimada no ano passado corresponde a aproximadamente 2% do território brasileiro. O pico das queimadas aconteceu nos meses de setembro e outubro, atingindo 4 milhões de hectares.
Em dezembro de 2023, 1,6 milhão de hectares foram queimados no país, maior área para o mês desde 2019, quando começou a série histórica. De acordo com o MapBiomas, o aumento se deve principalmente às queimadas na Amazônia.
“Em 2023, o El Niño desempenhou um papel crucial no aumento dos incêndios na Amazônia, uma vez que esse fenômeno climático elevou as temperaturas e deixou a região mais seca, criando condições favoráveis à propagação do fogo”, avaliou, em nota, a diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e coordenadora do MapBiomas, Ane Alencar.
“Se não fosse a redução de mais de 50% no desmatamento, diminuindo uma das principais fontes de ignição, com certeza teríamos uma área bem maior afetada por incêndios na região”, acrescenta.
Os dados revelam que a Amazônia foi o bioma mais afetado pelo fogo em dezembro, com 1,3 milhão de hectares queimados, um aumento de 463% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na sequência, vem o Pantanal, com 102.183 hectares, e o Cerrado, com 93.939 hectares queimados em dezembro.
O Pará foi a unidade federativa mais afetada no mês, com 658.462 de hectares consumidos pelo fogo, seguido do Maranhão (338.707 hectares) e de Roraima (146.340 hectares). No Pará, a área queimada aumentou 572% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em relação ao uso e à cobertura da terra, em 2023, as pastagens foram as mais afetadas pelo fogo, correspondendo a 28% do total da área queimada. Os tipos de vegetação nativa de formação campestre (vegetação com predomínio de gramíneas e outras plantas herbáceas) e de formação savânica (vegetação com árvores distribuídas de forma esparsa e em meio à vegetação herbáceo-arbustiva contínua) corresponderam a 19% e 18% do total de área queimada, respectivamente.
Edição: Juliana Andrade
“A única coisa que quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros estados mais ricos do país. E a educação é fundamental”, disse presidente Lula.
Anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reuniu nesta sexta-feira (19) com parlamentares da bancada evangélica.
Com 35 vagas, órgão com mais postos na área é a Advocacia Geral da União. Salário inicial é de R$ 7.736,77, para trabalhar 40 horas semanais.
Houve aumento de 6% em relação a 2022, quando 16,3 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo. Dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas.
Documento lista nove chuvas de meteoro que ocorrerão de janeiro a dezembro, e seis cometas que poderão ser vistos apenas com o uso de binóculos ou pequenos telescópios.
Permanência da Força Nacional de Segurança no Rio foi anunciada quinta-feira. Agentes ficam até fevereiro, quando começa a transição entre as equipes do atual e do futuro ministro da Justiça.
A TI Tekoha Guasu Guavira, no Paraná, e a TI Cana Brava Guajajara, no Maranhão, vêm enfrentando graves conflitos por disputa de terras.
Lula disse que “basta mudar de governo para que obras sejam paralisadas, porque cada governante quer criar a sua marca”. Ao iniciar o terceiro mandato, ele encontrou mais de 10 mil obras paradas.
Informação responde à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro sobre resolução que determina informações claras sobre o uso do equipamento.
Medicamentos mais consumidos foram para tratamento de depressão, ansiedade e epilepsia, de acordo com estudo da Fiocruz Minas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google