Maioria do STF vota por rejeitar denúncia contra senador Ciro Nogueira

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por rejeitar uma denúncia contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) sobre o suposto recebimento de propina da empresa Odebrecht.
Segundo a acusação, apresentada em 2020 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Nogueira teria recebido R$ 7,1 milhões em caixa dois para campanhas eleitorais em 2010 e 2014. A denúncia teve como base provas obtidas por meio de um acordo de leniência da Odebrecht.
Tais provas já foram consideradas imprestáveis pelo ministro Dias Toffoli, em setembro. O fato foi frisado pelo ministro Edson Fachin, relator da denúncia contra Nogueira, que votou pelo arquivamento da acusação.
Outros cinco ministros acompanharam o relator, formando a maioria – Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido, em decorrência de sua atuação em casos correlatos quando era advogado.
Os demais ministros ainda não se manifestaram e têm até as 23h59 desta segunda-feira (18) para votar. O caso é julgado no plenário virtual, em que os ministros têm um período para votar de forma remota.
Edição: Valéria Aguiar
Medida não acarretará em aumento de despesas. Oitenta cargos comissionados serão criados pela transferência e transformação de outros já existentes na estrutura governamental.
Paradeiro do ex-jogador é desconhecido desde domingo (17). Suspeitos foram presos em Itaquaquecetuba, na mesma região onde, mais cedo, foi encontrado o carro de Marcelinho Carioca.
“Não há nada que comprove que o rompimento da mina 18 teve impacto na qualidade da água da lagoa. Pelo menos não neste momento”, disse o professor da Ufal, Emerson Soares.
São julgados 12 policiais militares acusados de matar nove jovens em operação realizada durante um baile funk na favela de Paraisópolis, em 1º de dezembro de 2019.
Boletim do Inmet alerta que as áreas de instabilidade com chuva intensa atingirão especialmente o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e o Piauí.
Presidente defende que o Ministério Público deve recuperar a responsabilidade prevista da Constituição, de garantir a liberdade, a democracia e a verdade.
“No nosso agir técnico, não buscamos palco nem holofotes, mas com destemor havemos de ser fiéis e completos no que nos delegaram os constituintes”, disse Gonet, referindo-se a regras da Constituição.
Segundo a acusação, apresentada em 2020 pela Procuradoria-Geral da República, Nogueira teria recebido R$ 7,1 milhões em caixa dois para campanhas eleitorais em 2010 e 2014.
Ação Civil Pública determinou à União a retirada de não indígenas do local. Isso porque grileiros e invasores desmatam áreas protegidas e criam gado na região.
Às vésperas do recesso, parlamentares participam de sessões do Congresso Nacional, que reúnem Senado e Câmara, conduzidas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google